Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2023 às 10h10min - Atualizada em 21/11/2023 às 10h10min

Hemocentro aumenta em 50% a capacidade de atendimento para abastecer estoques de sangue

Unidade promove ação especial nesta semana em comemoração ao Dia do Doador; confira como fazer o agendamento

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Atualmente, o Hemocentro atende mais de 40 unidades de saúde | Foto: Cristiano Sobrinho/HC-UFU
O Hemocentro em Uberlândia promove nesta semana uma ação especial em comemoração ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A instituição está realizando uma série de atividades, visando aumentar a participação da população e incentivar a doação de sangue na cidade. Atualmente, o Hemocentro atende mais de 40 unidades de saúde e reforça a importância de manter os estoques abastecidos.
 
Com uma programação especial que inclui música ao vivo, lanches diferenciados e a distribuição de camisetas, a iniciativa pretende ampliar a capacidade de atendimento. “O processo mais direto que realizamos é a ampliação da capacidade de atendimento, de 105 para 150 doadores por dia. O aumento de coletas oferece mais oportunidades para que os doadores possam contribuir”, explica a chefe de captação do Hemocentro em Uberlândia, Patrícia Fernandes
 
Ainda de acordo com a profissional, o estoque de alguns tipos sanguíneos está abaixo do ideal. O tipo “O Positivo” representa maior carência, com um estoque de 40% abaixo do ideal. Em seguida, aparecem os tipos “O Negativo” e “A Negativo”, que estão 45% e 20% abaixo do ideal, respectivamente.

“A doação frequente é crucial para manter os estoques sempre abastecidos e capazes de atender às demandas locais. O sangue é processado no Hemocentro de Uberlândia, as amostras são enviadas para Belo Horizonte, onde passam por testes sorológicos. Após a liberação, são distribuídas para Uberlândia e outros 17 municípios da região”, acrescenta Patrícia.
 
Patrícia acredita que este é um momento especial por celebrar a generosidade dos doadores, mas também traz benefícios para a população. “A inclusão de uma programação especial, com música ao vivo, decoração, lanches diferenciados, é bem simbólico e cria um ambiente acolhedor e convidativo, incentivando mais pessoas a doarem sangue”.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a Semana do Doador é realizada em todo o país. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos em razão das datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados.
 
AGENDAMENTO
Para ser um doador, o cidadão deve acessar o
site do Hemoninas, buscar a aba ”Agende sua doação”, e em seguida clicar em agendamento online. Em seguida, basta selecionar o município, preencher data, horário e os dados pessoais para finalizar o cadastro.
 
Os interessados precisam estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. É necessário respeitar os intervalos entre doações. Para homens o intervalo é de 60 dias e para mulheres é 90 dias.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

• Enchente na Rondon e mais: veja os estragos causados pela chuva em Uberlândia


• Homem não aceita fim do relacionamento e esfaqueia ex-namorada em Uberlândia
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90