Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/05/2023 às 08h30min - Atualizada em 06/05/2023 às 08h30min

Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado (6) em Uberlândia

Ação é voltada para os grupos prioritários e acontece nas Unidades Básicas de Saúde e UAIs, até às 17h

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, protegendo contra três tipos de Influenza, a H1N1, H3N2 e B | Foto: Divulgação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia realiza, neste sábado (6), o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A ação acontece nas salas de vacina das unidades básicas de saúde ou das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), que funcionarão até às 17h.

 

As doses estão disponíveis para os grupos prioritário, compostos por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, agentes de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários funcionários do sistema prisional.

 

A vacina contra a gripe na rede pública é trivalente, protegendo contra três tipos de Influenza, a H1N1, H3N2 e B. O imunizante é seguro e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Devido a estas complicações, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

 

Para se vacinar, é recomendado que a pessoa leve documento de identidade com foto, cartão de vacina e um documento que comprove situações como comorbidade e deficiência permanente.

 

A coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, ressaltou que as pessoas dos grupos prioritários precisam entender que a gripe pode levar à internação e ao óbito, e por isso precisam estar protegidas.

 

“Em breve estaremos no inverno, que é a época mais suscetível para as doenças respiratórias, como a gripe. A vacina é a nossa aliada para impedir casos graves da doença. É importante que todos estejam protegidos. Se a imunização não ocorre, se as pessoas não comparecem para serem vacinadas, corremos o risco de ter um surto de Influenza”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Atualização cartão de vacina

Além da vacina contra a gripe, as equipes poderão atualizar o cartão de vacina de quem procurar as unidades de saúde. “Estamos vindo de um período de baixa procura das pessoas, o que impacta na nossa cobertura vacinal como um todo. Por isso, vamos aproveitar o Dia D para colocar o cartão de vacina das pessoas em dia, inclusive das pessoas acima de 18 anos que estão aptas a receber a dose da bivalente. Elas também devem procurar as salas de vacina e garantir o esquema vacinal”.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90