Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2023 às 16h16min - Atualizada em 07/11/2023 às 17h49min

Bonecos que simulam corpos em sacos de lixo foram produzidos por alunos da UFU, esclarece Câmara de Uberlândia

Materiais foram localizados na área externa do prédio legislativo, na manhã desta terça-feira (7)

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Bonecos foram pendurados em um muro do prédio legislativo | FOTO: Cláudia Guerra

Na manhã desta terça-feira (7), dois sacos de lixo em formato de corpos humanos foram pendurados nas dependências da Câmara Municipal de Uberlândia. 


Segundo a assessoria da Câmara, não foram encontradas ameaças associadas aos bonecos. O presidente Zezinho Mendonça (PP) solicitou a remoção imediata dos materiais, que foram colocados nos muros do prédio legislativo. 

 

Na tarde desta terça, a Câmara esclareceu que os bonecos tratam-se de um trabalho de alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Um professor do curso fez contato, adiantando que ‘jamais teriam a intenção de ser misóginos. Como estudantes, estão experimentando os meandros da comunicação’, colocando-se ao dispor para qualquer esclarecimento”, informou a nota.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Mais cedo, a situação gerou comoção e preocupação nas redes sociais. As vereadoras Claudia Guerra (PDT) e Amanda Gondim (PDT) seus perfis para repudiar a situação. Em setembro deste ano, as duas parlamentares receberam ameaças de estupro por email

 

“Encaminhamos os registros às forças responsáveis para investigarem os recentes episódios de ameaças. Independente da intenção, o caso deve ser apurado!”, cobrou Claudia Guerra.


A vereadora Amanda Gondim, por sua vez, relatou: “Isso é uma ameaça grave, especialmente contra as parlamentares mulheres e precisa ser investigado. A violência política de gênero não pode ser tolerada!”.


Por meio de nota, o Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/ UFU) esclareceu que os sacos plásticos pretos amarrados, deixados no espaço externo da Câmara Municipal de Uberlândia e próximo à UAI do Bairro Tibery, são parte de uma atividade pedagógica do Curso de Artes Visuais.

Segundo o IARTE, o objetivo da ação era o de "experimentar formas de veiculação do discurso na arte, tendo sido escolhida a intervenção urbana para a produção desse experimento". O Instituto acrescentou que "a atividade não teve intenção de alcançar algum destinatário específico, de produzir ameaças a qualquer pessoa ou de desrespeitar figuras públicas, especialmente femininas.  Lamentamos que essa ação artística possa ter ganhado conotação política distinta daquela proposta pela atividade pedagógica", sinalizou.



*Matéria atualizada às 8h30 para complemento de informação.


VEJA TAMBÉM:

 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90