Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 29/10/2023 às 12h00min

Uberlândia registra quase 50 acidentes por mês envolvendo ônibus e micro-ônibus

Cidade teve 392 ocorrências do tipo entre janeiro e agosto; caso de veículo que caiu de ribanceira segue em investigação

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Polícia Civil segue investigando ônibus que fazia viagem de maneira clandestina; duas pessoas morreram na ocorrência I Foto: DIGITAL DRONES/DIVULGAÇÃO
Cerca de 49 acidentes envolvendo ônibus e micro-ônibus são registrados por mês em Uberlândia. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a média diária é de 1,6 ocorrências por dia. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram 392 registros desta natureza.
 
As informações divulgadas pela Sejusp apontam que, das 392 ocorrências computadas no ano, 315 foram sem vítimas, enquanto as outras 77 tiveram pessoas com ferimentos leves ou graves. Nos oito primeiros meses de 2023, duas pessoas morreram em acidentes de trânsito com ônibus ou micro-ônibus nas imediações da cidade.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Apesar do alto índice de ocorrências no município, o número registrado no período é menor do que o totalizado em 2022. No ano passado, foram 396 incidentes de trânsito do tipo registrados entre janeiro e agosto, com três mortes. Do total, 321 foram sem vítimas e, em 75 deles, alguém acabou ferido.
 

No início de outubro, um ônibus com 48 passageiros caiu de uma ribanceira no entroncamento do Anel Viário Norte com a BR-365, em Uberlândia. Duas pessoas morreram incluindo uma criança e um adulto.
 
Na ocasião, várias vítimas ficaram presas às ferragens e 29 passageiros precisaram ser levados às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Pampulha, Planalto e Roosevelt, enquanto outras nove foram encaminhadas ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
 
ÔNIBUS TINHA IRREGULARIDADES
Um dia após o acidente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revelou que a empresa Expresso Brasil Tur
tinha uma série de irregularidades. Entre os problemas apontados, foram citados o descumprimento de regulamentações e infrações anteriores à execução de serviços não autorizados.
 
Um dos pontos citados pela ANTT foi o fato de que o ônibus
estava operando em um regime diferente da autorização concedida à empresa. Embora a Expresso Brasil Tur tivesse licença para realizar viagens sob o regime de “fretamento”, o veículo estava operando sob o regime “regular”. Além disso, vários passageiros não constavam na lista autorizada, tornando a viagem clandestina.
 
A agência também afirmou que a empresa foi alvo de 81 fiscalizações só em 2023. Durante as inspeções, foram emitidos 20 autos de infração. Entre as irregularidades, quatro estão relacionadas à execução de serviços não autorizados, e outras cinco foram registradas por desrespeito a procedimentos de admissão, controle de saúde, treinamento profissional e regime de trabalho dos motoristas.
 
Ainda segundo a ANTT, não houve registro de comunicação de sinistros envolvendo a empresa nos últimos 12 meses. Ao realizar a viagem com passageiros fora da lista autorizada, no entanto, a viagem é considerada clandestina, já que a empresa não tinha licença para realizar tal serviço.
 
INVESTIGAÇÕES
Após o caso, a Polícia Civil (PC) instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. A produção do Diário procurou a Delegacia de Uberlândia. Por meio do delegado Alysson Macedo, a unidade informou que aguarda os laudos de necropsia e do local do incidente, que ainda estão elaborados, para juntá-los ao inquérito policial.
 
“A delegacia já colheu o depoimento dos dois motoristas do ônibus, bem como de diversos passageiros, contudo, está em busca de outros passageiros, que, na época, tiveram ferimentos graves, para serem também ouvidos. Terminada essa fase, o inquérito será concluído e remetido ao Poder Judiciário”, informou a Polícia Civil.
 
A ANTT informou que está em curso procedimento de acompanhamento do acidente. O objetivo é apurar a situação cadastral da empresa, veículo e motorista junto à agência, além dos requisitos de segurança do veículo sinistrado, como o CSV, plano de manutenção preventiva e a apuração do envolvimento da empresa, através do veículo e/ou motorista, nas possíveis causas do sinistro.
 
A ANTT disse ainda que, até o momento, a empresa sofreu quatro autos de infração relativos ao acidente e deve ser autuada novamente por não prestar as informações solicitadas dentro do prazo, tendo em vista que deveria ter encaminhado para a agência dados solicitados por ofício até a última quarta-feira (25), o que não ocorreu.
 
Após o envio dos documentos e a conclusão dos levantamentos, será produzida uma Nota Técnica com a sugestão dos próximos passos, que deve ser apreciada pela Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transportes Rodoviários de Cargas e Passageiros (SUFIS) da ANTT.
 
A produção do Diário entrou em contato com a Expresso Brasil Tur solicitando um posicionamento da empresa a respeito dos autos de infração registrados pela ANTT, bem como a autuação por não prestar as informações dentro do prazo. Até a publicação desta reportagem, a empresa não havia dado retorno.
 
RECOMENDAÇÕES
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), grande parte dos acidentes de trânsito são associados a falhas humanas, incluindo ônibus. É importante verificar problemas mecânicos do veículo, condições da pista e clima, bem como o estado de saúde de motorista antes de realizar uma viagem.
 
Outros pontos citados pela Abramet dizem respeito ao não uso de equipamentos de segurança, como o cinto ou mecanismos eficazes de contenção de crianças no interior dos veículos, o consumo de substâncias entorpecentes e a desatenção causada pela utilização do celular. A fadiga e privação do sono também são apontadas como os sintomas que mais interferem no desempenho dos motoristas, permitindo o surgimento de erros.
 
Confira abaixo orientações da Abramet para motoristas e passageiros durante a realização de viagens:
 
∙ Confira se está tudo em ordem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e se o veículo oferece condições seguras e confortáveis;
 
∙ Analise a situação pessoal dos que vão embarcar, começando pelo motorista e cada passageiro, escolhendo a melhor posição dentro do veículo para cada um;
 
∙ Verifique se não há objetos soltos no interior do veículo e se tudo está devidamente acomodado, sem excesso de pessoas ou bagagens;
 
∙ É fundamental que as crianças com até 10 anos de idade estejam acomodadas no banco traseiro do veículo e utilizando equipamentos de segurança apropriados para cada fase do seu desenvolvimento;
 
∙ O motorista e passageiros devem sempre estar usando o cinto tipo três pontos. Inclusive no banco de trás;
 
∙ Se for dirigir, não pegue a estrada com sono. Procure descansar antes da viagem dormindo pelo menos oito horas; 
 
∙ Na estrada, se estiver acompanhado, mantenha diálogo com acompanhantes, fazendo perguntas e solicitando respostas que exijam atenção. Manter-se permanentemente alerta é prioridade absoluta ao dirigir;
 
∙ Evite refeições pesadas. Opte por uma alimentação leve, de fácil digestão, que não cause distúrbios gastrointestinais nem dê sono;
 
∙ Interrompa a viagem periodicamente para descanso e exercícios, sobretudo em grandes deslocamentos. Longos períodos ao volante reduzem a eficiência do motorista e representam risco de acidentes devido à fadiga. O cansaço predispõe o motorista ao acidente;
 
∙ O uso do álcool é absolutamente condenado para quem vai dirigir. É necessário estar em pleno gozo das capacidades físicas e mentais. Mesmo uma dose pode comprometer esse estado de lucidez.


 
VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90