Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/09/2023 às 12h00min - Atualizada em 17/09/2023 às 12h00min

Número de empresas fechadas cresce 19% em Uberlândia

Mais de 2,1 mil negócios encerraram suas atividades de janeiro a julho deste ano

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Grande parte dos empreendimentos abertos em Uberlândia estão registrados como microempresas (ME) | Foto: Secom/PMU

Um levantamento divulgado pelo Mapa de Empresas, desenvolvido pelo Governo Federal, apontou um aumento de 19% no índice de fechamento de empresas em Uberlândia em 2023 nos sete primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o estudo, que engloba empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, 2.126 negócios encerraram suas atividades neste intervalo de janeiro a julho. 

 

Ainda de acordo com o Mapa, no mesmo período, 3.509 empresas foram abertas na cidade, o que equivale a um crescimento de 2,4% em relação a 2022, quando 3.426 novos negócios foram iniciados e 1.776 encerrados. No comparativo entre o número de atividades abertas e fechadas em 2023, o percentual de negócios desativados é quase 7 vezes maior do que o índice de abertura. 

 

Para a consultora de negócios do Sebrae em Uberlândia, Fabiana Queiroz, o resultado aponta para uma readequação do porte das empresas, principalmente do segmento micro. Atualmente, o município tem 47.613 negócios ativos. 

 

“Hoje estamos vendo as empresas se reestruturando, elas estão deixando de ser uma microempresa ou de pequeno porte e os profissionais passam a atuar como microempreendedores individuais (MEI). Estamos vendo muito esse movimento, porque favorece esse empreendedor, há uma simplificação contábil e fiscal, principalmente para as microempresas”, avaliou.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Segundo a representante do Sebrae, além do crescimento da categoria MEI, é necessário considerar que alguns empreendimentos já estavam inativos, mas a baixa burocrática aconteceu somente agora. Por outro lado, na visão da consultora, o empreendedorismo feminino e na faixa acima dos 50 anos também está se fortalecendo na região e novos negócios estão surgindo nessas vertentes. 

 

Exemplo de quem enxergou oportunidade de ampliar os negócios, a empresária Maria Rosa Sudário, de 26 anos, decidiu abrir um espaço físico para sua loja: A Quitandinha Doces Salgados. 

 

“Eu já vendia doces e salgados na região e logo os clientes começaram a perguntar de um lugar físico, até para frequentarem e consumirem no local. Então fiz um estudo e vi uma a oportunidade de montar o meu próprio negócio físico aqui na cidade. Abri minha loja tem uns dois meses e vejo um bom espaço, que incentiva o empreendedor. Estou empolgada para ver no que vai dar”, afirmou.

 

A empresária Caroline Amaral, de 54 anos, por outro lado, teve que encerrar uma empresa aberta por ela em 2022.  “Mantinha meu negócio, no ramo de alimentos, desde 2020, mas acabei fechando em 2022, não tive o apoio que esperava e era prometido por uma franquia. Eu tentava manter tudo e estava difícil agradar o padrão de qualidade exigido pela franquia. Além da falta de apoio, os impostos eram muitos e não tive o controle financeiro necessário para fazer as contas, separar custos fixos e variáveis” explicou. 

 

Para a consultora do Sebrae, Fabiana Queiroz, alguns cuidados são necessários para evitar o fechamento da empresa. Segundo ela, é importante trabalhar com um planejamento contábil, de estoque, fornecedores e de concorrência. O Sebrae de Uberlândia disponibiliza orientações gratuitas para empreendedores e empresas, além de capacitações e programas de parcerias para ampliação de mercado. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 570 0800.   

 

OUTROS DADOS

O levantamento do Mapa de Empresas também trouxe dados sobre fechamento e abertura de empresas em Uberlândia na última década. De 2012 a 2022, houve um aumento significativo de 205% no encerramento de empresas. Em 2012, 1.037 negócios foram desativados na cidade, enquanto em 2022, esse número subiu para 3.166.

 

Quanto às empresas abertas, em 2012, 4.105 novos negócios foram iniciados. Em 2022, esse número aumentou para 5.746, o que equivale a um crescimento de 39%, considerando o intervalo de 10 anos. O índice de empresas que pararam de atuar é 5 vezes maior que a estatística de aberturas.



VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90