Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2023 às 19h30min - Atualizada em 15/09/2023 às 19h30min

Condomínios e residências são alvos de quase metade dos casos de furto em Uberlândia

Sequência de invasões de forma semelhante a prédios residenciais chamaram a atenção da população nesta semana

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Câmeras flagraram repetidas ações criminosas em condomínios da cidade | Foto: Reprodução

Uberlândia registrou mais de três mil ocorrências de furtos, somente entre janeiro e julho deste ano. O levantamento, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas (Sejusp-MG), revela que quase metade dos casos (1.536) tiveram como alvos condomínios e residências. Nesta semana, ocorrências de furtos semelhantes, após invasões consecutivas a prédios residenciais, chamaram a atenção da população.

 

Um dos alvos recentes foi o condomínio onde a síndica Márcia Daví reside. O prédio, que fica localizado no bairro Santa Mônica, sofreu três furtos e duas invasões somente nos primeiros 15 dias deste mês. As ações criminosas foram flagradas por um circuito de segurança e mostram o suspeito adentrando ao local com facilidade. 

 

“Em cinco anos que sou síndica, nunca aconteceu algo dessa proporção. A sensação de impotência é grande, é um condomínio com muitas pessoas, família e principalmente estudantes, que estão batalhando para se formar e conquistar suas coisas. Eu me sinto como mãe e até irmã de alguns e fico mal em ver o que está acontecendo, o risco que estamos passamos e a insegurança mental que todos estamos sofrendo com a situação”, afirmou.

 

De acordo com a moradora, ocorrências similares não aconteciam há algum tempo. O último registro de um crime do tipo foi há quase um ano e meio. No entanto, os casos voltaram a ocorrer no dia 1º de agosto, quando os residentes notaram a falta de um televisor no pátio residencial, utilizado para monitorar o movimento no lado exterior. 

 

CÂMERAS DE SEGURANÇA FLAGRARAM A INVASÃO:

Imagens: circuito interno de segurança
 
Após o incidente, os moradores descobriram que não se tratava do primeiro caso. No dia anterior (31), o mesmo suspeito adentrou no espaço e fugiu levando uma bicicleta. Depois disso, um terceiro furto também foi notado, quando câmeras de segurança sumiram. Porém, o caso mais chamativo ocorreu nesta semana, entre quarta (13) e quinta (14). 
 

“Os casos tornaram a ocorrer novamente na quarta-feira, quase duas semanas depois dos primeiros, um homem que estava coberto por um saco de lixo conseguiu invadir o condomínio, abrindo o portão, em questão de segundos, com uma tesoura. A sensação de segurança já não existia. Para piorar, na quinta, um homem, acompanhado de uma dupla, pulou o muro do prédio em mais uma tentativa”, contou a síndica. 

 

Márcia, que também é proprietária de um dos apartamentos no prédio, informou que o prejuízo estimado até agora gira em torno de R$ 4 mil, além dos valores que precisarão ser gastos para reforçar a segurança do local. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Casos semelhantes foram registrados em outro condomínio também no bairro Santa Mônica. De acordo com o síndico do prédio, João Carlos Goulart Machado, somente nesta semana, o local foi invadido duas vezes. 

 

A primeira delas ocorreu na noite da última segunda-feira (11). Segundo o síndico, por volta das 22h, um suspeito invadiu o condomínio e furtou uma bicicleta e um televisor de 32 polegadas do monitoramento das câmeras. Dois dias depois, na madrugada de quarta-feira (13), o prédio foi novamente alvo da ação criminosa.  

 

“Como ele teve muita facilidade, o mesmo ladrão voltou ao condomínio e realizou um outro furto, foi levado uma bicicleta elétrica que estava na garagem no valor de R$ 5 mil reais de um dos moradores”, contou o síndico.

 

A técnica utilizada pelo autor do crime durante as invasões é a mesma. De acordo com João Carlos, o suspeito conseguiu entrar utilizando uma ferramenta ou uma “chave micha”, danificando as fechaduras. Imagens das câmeras de segurança flagraram as ações, que foram denunciadas à Polícia Militar. 

AUTOR INVADE CONDOMÍNIO E FURTA BICICLETA E TELEVISÃO:

Imagens: circuito interno de segurança

 

“[Ele] só trocou a roupa, usou uma capa, joga um lençol em cima, tanto o rosto, como a máscara. Ele entrou, passou pelo corredor, por duas portas, o portão de acesso, uma porta de vidro, e abriu a porta da garagem do fundo. Foi até a bicicleta, que estava com cadeado, com as ferramentas. Ele usa uma bolsa, uma capanga, que tem um monte de ferramenta, nas imagens dá para ver ele manuseando e trocando as ferramentas, né, e aí ele conseguiu abrir o cadeado e levou a bicicleta”, detalhou o síndico.

 

PREJUÍZO

Quem também foi vítima de uma ação criminosa recente foi a servidora pública Vitória Jesus. A jovem teve a bicicleta furtada dentro do condomínio do namorado dela durante a madrugada, entre esta terça (12) e quarta (13), no bairro Saraiva. 

 

“Eu costumava andar de bicicleta para me locomover para os lugares: aula, trabalho, curso de dança, lazer. Ai, nesse dia eu deixei a bicicleta no condomínio do meu namorado, trancada. Porque achei que seria mais seguro. Eu sou muito cuidadosa e tomava todas as precauções, até evitada ir para o meu curso direto com ela, deixava lá por segurança, mas não adiantou”, conta.

 

Conforme a jovem disse, não foi a primeira vez que algo do tipo ocorreu. Em menos de um ano, outra bicicleta dela também foi furtada. Ela revela que, além da história pessoal, o irmão do namorado dela também teve uma bicicleta furtada no bairro Santa Mônica, há um mês. 

 

Além da perda financeira, Vitória conta que, como o bem era o principal meio de transporte, ela teve o dia a dia todo afetado. “Fiz os boletins de ocorrência dos dois casos, mas pelo menos do primeiro nunca tive um retorno sobre. O problema é que tem muito bandido por aí”.

 

O QUE DIZ A POLÍCIA

Em entrevista ao Diário, o tenente da Polícia Militar, Marcelo Dornelas dos Santos, explicou como a Polícia age nesses casos. 

 

Quando um local passa a ter um aumento das ocorrências, o setor de operações avisa a companhia sobre aquela região, aí passamos a patrulhar mais aquele setor. Em certos casos marcamos uma reunião para ver o que poderia estar acontecendo naquele local para aumentar a incidência dos crimes. A ação é feita junto com a comunidade, que conhece muito bem o bairro, eles sabem o que se passa de estranho, quem são as pessoas estrangeiras. E são essas questões que podem ser notadas e auxiliam a inibir a criminalidade” explicou.

 

Já a Polícia Civil informou que os casos relatados estão sendo investigados. “Todo furto, segundo o artigo 155, é um crime de ação penal pública incondicionada, ou seja, a autoridade policial ao tomar conhecimento deste evento de ofício tem que instaurar a investigação. Então nós estamos investigando não só esse furto, mas todos os correlatos nessa área", explicou o delegado-chefe Marcos Tadeu de Brito Brandão. 

 

RECOMENDAÇÕES

Conforme a Polícia Militar, em casos de ocorrências de furtos e roubos, a primeira ação que deve ser tomada pelo cidadão ou residente é o acionamento dos militares via 190 e o registro do boletim de ocorrência. 

 

“Com o boletim de ocorrência do crime, a Polícia terá condição de fazer maiores levantamentos referente ao ocorrido, de modo que se consiga chegar na autoria e realizar a recuperação do bem levado”, orientou o tenente.

 

As denúncias de movimentação suspeita também podem ser feitas por meio do 181. O canal possibilita que os militares recebam informações, garantindo o anonimato do denunciante, de modo a possibilitar o levantamento de dados para tornar as ações da Polícia Militar mais efetivas tanto em ações de patrulhamento como preventivas.


 

Veja mais recomendações da PM:

  • Estabeleça uma rede de apoio com seus vizinhos para monitorar e se manter a par dos acontecimentos em sua rua ou seu bairro; 
  • Quando possível, invista em equipamentos de segurança, como câmeras, alarmes e  cercas elétricas;
  • Sempre verifique que trancou todos os cômodos de sua casa e dos portões de entrada; não deixe bens materiais de valor em espaços de fácil acesso a pessoas estranhas ou áreas comuns;
  • Mantenha contato com um vizinho próximo, para que ele possa zelar e avisar de ocorrências suspeitas em seu imóvel durante o período em que você estiver fora;
  • Observar ao longo da rua, tanto quando sair como chegar, para localizar pessoas estranhas; e se tiver, não adentre a residência, acione a polícia militar;
  • Caso haja pessoas estranhas rondando o perímetro de sua residência, aciona os militares para que possam abordar o indivíduo, de forma preventiva;
  • Se necessário, em casos de ocorrências de furtos e roubos recorrentes, marque uma reunião dos vizinhos com a polícia militar; o encontro possibilita que os agentes recebam mais informações a par da localidade e identifiquem problemas sociais ou estruturais no bairro que possam estar corroborando com o aumento da criminalidade local.


OUTROS DADOS

De acordo com os dados da Sejusp-MG, Uberlândia acumulou 1.536 furtos em condomínios, casas e outros tipos de moradias, somente nos sete primeiros meses de 2023. Outros 931 ocorreram em estabelecimentos comerciais, 330 no transporte público, 277 em abordagens pessoais e três relacionados a furto de cargas, totalizando 3.077 ocorrências. 

 

Já em relação aos roubos, grande parte dos registros ocorreram durante abordagens pessoais, totalizando 221 casos. Outros 119 foram percebidos em estabelecimentos comerciais; 39 em residências, 12 em transporte coletivo e dois relacionados a roubo de carga.

 

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 2,4% nas ocorrências de furtos e de 41% sobre a incidência de roubos neste ano. Em 2022, a cidade teve 3.155 furtos e 609 roubos de janeiro a julho. 

 

Assim como neste ano, em 2022 grande parte dos furtos ocorreu em residências, com um total de 1.466 ocorrências. Em seguida, aparecem os registros em estabelecimentos comerciais, com 1.021 casos e mais 332 no transporte coletivo. 

 

No contexto dos roubos, no ano anterior, grande parte também ocorreu nos casos de abordagem pessoal, caracterizando 422 dos casos. Seguido pela ocorrência em estabelecimentos comerciais, que registrou 119 e 56 em residências. 

 

O furto é um tipo de crime caracterizado quando alguém toma posse de um bem ou propriedade de outra pessoa sem o consentimento ou autorização, não ocorrendo agressões ou ameaças. No entanto, no caso do roubo, alguém toma posse de um item ou bem de outra pessoa, havendo a presença do uso de violência, ameaça ou intimidação no ato do crime.



VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90