Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/08/2023 às 11h00min - Atualizada em 29/08/2023 às 11h00min

Operação que investiga organização envolvida com jogo do bicho em Uberlândia e região cumpre mandados em três estados

Força-tarefa está sendo realizada na capital Belo Horizonte, na Bahia e no Rio de Janeiro

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Alvos são pessoas físicas e jurídicas, supostamente envolvidas em um complexo esquema de prestação de serviços informatizados I Foto: MPMG/DIVULGAÇÃO
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia deflagrou, nesta terça (29), a 5ª fase da Operação Lavanderia dos Sonhos. A força-tarefa, que conta com o apoio do Ministério Público, da Polícia Civil e da Polícia Militar de Minas Gerais, tem como foco a repressão a uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro decorrente da exploração de jogos de azar, entre eles o jogo do bicho, em Uberlândia e região.

A operação é realizada simultaneamente nas cidades Belo Horizonte, Salvador/BA, e Niterói/RJ, onde estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, em alvos relacionados a pessoas físicas e jurídicas, supostamente envolvidas em um complexo esquema de prestação de serviços informatizados e dissimulação de pagamentos através de operações estruturadas e utilização de empresas de fachada.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Em 2022, foram deflagradas três fases da Operação Lavanderia dos Sonhos, assim como oferecida denúncia criminal pelo MPMG em desfavor dos integrantes da organização criminosa. Já em 2023 foi deflagrada a 4ª fase da operação, com duas subfases.

Após análise das provas obtidas nas primeiras fases, as investigações apontaram que o consórcio criminoso contava com estruturas que ainda não tinham sido detectadas por completo quando do oferecimento da ação penal, sendo que uma dessas estruturas consiste no desenvolvimento, aprimoramento, implantação e operacionalização dos sistemas informatizados utilizados pela organização criminosa para suas apostas ilegais e controle das operações, assim como do fluxo financeiro da atividade ilícita.


A força-tarefa conta com a participação de 80 agentes públicos, entre membros do Ministério Público e integrantes das forças de segurança pública: 12 promotores de Justiça, sendo 9 de Minas Gerais, 1 da Bahia e 2 do Rio de Janeiro; 1 delegado de Polícia Civil, 17 policiais civis, 12 policiais militares, 12 policiais rodoviários federais, 18 policiais do Gaeco/BA, bem como 08 servidores/colaboradores dos Ministérios Públicos mineiro, baiano e fluminense.

Integram a operação conjunta o 18º Promotor de Justiça de Uberlândia, integrantes do Gaeco Central (Belo Horizonte), do Gaeco Montes Claros, do Gaeco do Estado da Bahia, do Gaeco do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Rodoviária Federal, do CORE da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90