Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/12/2022 às 09h00min - Atualizada em 01/12/2022 às 09h00min

Suspeita de liderar esquema de 'jogo do bicho' é presa, em Uberlândia, durante a 3ª fase da Operação Lavanderia dos Sonhos

Novos mandados são cumpridos contra organização criminosa que atuava na região

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Investigadores contabilizam dinheiro apreendido nesta quinta (1º) I Foto: GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza na manhã desta quinta (1º) a 3ª fase da Operação Lavanderia dos Sonhos, que investiga uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e exploração do jogo do bicho. Dois mandados, sendo um de busca e apreensão e outro de prisão, são cumpridos em Uberlândia.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
De acordo com o promotor do Gaeco, Thiago Ferraz, esta nova fase tem dois alvos. O mandado de busca e apreensão mira um suposto bicheiro, responsável por comandar uma ramificação do jogo do bicho na cidade. Já a ordem de prisão foi dada contra a líder do esquema, identificada a
 mãe dos demais presos. Uma denúncia em face da organização criminosa também foi oferecida pelo Ministério Público.
 
LAVANDERIA DOS SONHOS
Há duas semanas, outras quatro pessoas foram presas durante a segunda fase da força-tarefa, que contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e a Superintendência da Receita Estadual de Uberlândia. Os mandados de prisão preventiva, além de outras nove ordens de busca e apreensão foram cumpridos em Uberlândia e Monte Alegre de Minas.
 
Dentre um dos envolvidos na organização criminosa, está uma contadora, que foi presa durante o cumprimento dos mandados no dia 18 de novembro. De acordo com delegado-chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão, a investigada tinha o domínio naquilo que era sua competência dentro da organização criminosa. "Ela pode falar que está fazendo o trabalho, declarações de Imposto de Renda (IR), mas nós temos elementos de que ela teria participação efetiva na organização criminosa, especificamente na lavagem de capitais, dissimulação do ganho ilícito e não deixar brechas para o Fisco", argumentou Marcos Tadeu.


 
1ª FASE
A primeira fase da operação Lavanderia dos Sonhos foi deflagrada pelo Gaeco no início de outubro. Na ocasião, as investigações apontaram para uma associação familiar organizada em Uberlândia, composta por lavagem de capitais, que fomentava o jogo do bicho na cidade. Segundo o promotor de Justiça Thiago Ferraz, a família atuava com o crime há pelo menos três gerações na cidade.
 
"Essa organização era muito bem arquitetada e organizada. Ela se dividia nas funções do jogo do bicho, ostentavam alto poder aquisitivo, com bens de luxo e imóveis em condomínios", disse o promotor.
 
Durante a primeira fase, 12 mandados de prisão foram cumpridos em imóveis de Uberlândia e Araguari e nos pontos do jogo do bicho. Em esclarecimento à imprensa, o promotor afirmou que as investigações começaram após o registro de dois crimes em Araguari, envolvendo um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90