Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/08/2023 às 10h00min - Atualizada em 05/08/2023 às 10h00min

Uberlândia está entre as cidades com maior número de cervejarias artesanais do país

Cidade tem 11 estabelecimentos do segmento e 588 rótulos cadastrados no Mapa

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cervejas uberlandenses representam 9,5% da produção estadual I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

Uberlândia está entre as 20 cidades do país com maior número de cervejarias e quantidade de cervejas artesanais registradas. Os dados constam no Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em julho. De acordo com o levantamento, o município tem 11 cervejarias artesanais e 588 rótulos com cadastro junto ao ministério, 38% a mais que o total de produtos registrados em 2021. Em Minas Gerais, as cervejas uberlandenses representam 9,5% da produção estadual.

 

Destaque nesse segmento, que comemorou nesta sexta-feira (4) o Dia Internacional da Cerveja, Uberlândia conta com o Programa Municipal de Fomento Cervejeiro, criado pela Prefeitura de Uberlândia, que contribui para o crescimento local do mercado. O programa permitiu a adequação de leis à realidade das microcervejarias. Além disso, autorizou a implantação desses empreendimentos na grande maioria dos bairros da cidade e criou um selo de origem, atestando a qualidade e regularização das marcas.

 

Desde o início do Programa Municipal de Fomento Cervejeiro, o Município mantém apoio ao segmento local, realizando, anualmente, dois eventos específicos para divulgá-lo. Há também o estímulo para participação frequente das cervejarias uberlandenses em diversos eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

CRITÉRIOS

A mais recente publicação do Anuário da Cerveja considerou apenas as cervejarias e produtos do segmento com registro válido no ano de 2022 em todo o país. Não foram inseridos no documento os estabelecimentos que continham no seu escopo previsão de elaboração de cerveja, porém sem produtos registrados, assim como os empreendimentos exclusivamente importadores e exportadores de cerveja.

 

No Anuário, além das informações do próprio Ministério da Agricultura e Pecuária, foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Portal Único Gov.br, do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat), do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) e do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos (Sipe Oraflex).



VEJA TAMBÉM:

Uberlândia lidera índice de ocorrências envolvendo abelhas e marimbondos na região; confira cuidados


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90