Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/07/2023 às 10h40min - Atualizada em 31/07/2023 às 10h40min

Idoso que morreu após aguardar mais de três horas por atendimento no HC-UFU é sepultado em Uberlândia

Eurípedes Roberto Faria, de 74 anos, teve parada cardiorrespiratória dentro de ambulância enquanto aguardava por vaga no Hospital de Clínicas

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Paciente teve parada cardiorrespiratória dentro de ambulância, no HC I Foto: Reprodução/WhatsApp

Foi sepultado neste domingo (30), em Uberlândia, o corpo de Eurípedes Roberto Faria, de 74 anos. O idoso morreu dentro de uma ambulância no último sábado (29), após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava atendimento no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). De acordo com o boletim de ocorrência, a espera durou mais de três horas, quando ele teve novas complicações e acabou não resistindo.

O boletim foi registrado por um médico do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). Eurípedes foi encaminhado pela ambulância da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge para o Pronto Socorro da UFU (PS-UFU) devido a um infarto. A ambulância chegou à porta do HC por volta de 2h30 com o paciente ainda consciente e conversando, precisando fazer com urgência o procedimento de cateterismo.

Devido à falta de vagas no hospital, o paciente permaneceu na ambulância, quando teve uma nova parada
cardiorrespiratória às 5h20. A equipe e alguns médicos da unidade tentaram reanima-lo, mas sem sucesso. Eurípedes veio a óbito por volta de 6h.

Por meio de nota, a UdiCor Gestão em Saúde, empresa responsável pela remoção do paciente, informou que recebeu a solicitação de transferência após o infarto de
Eurípedes, com urgência e critério de vaga zero, como acontece em casos graves.
 

"Após várias tentativas de desembarque para admissão do paciente, às 5h11 o mesmo evoluiu com parada cardiorrespiratória dentro da ambulância, foram aplicadas todas as manobras de atendimento, após 40 minutos o mesmo veio a óbito constatado pelo médico socorrista às 5h56 da manhã. Ressaltamos que todo o atendimento foi prestado conforme as normas de qualidade e segurança ao paciente", disse a empresa.


O HC-UFU lamentou o ocorrido e informou que a unidade estava com superlotação constante e muito acima da sua capacidade de atendimento.
 

"O HC conta com 69 leitos no Pronto Socorro e, nessa sexta-feira, 156 pacientes estavam internados no local. Sobre o caso citado, a unidade abriu um processo apuratório interno visando esclarecer o fato. É importante destacar que o hospital faz informes diários sobre a atual situação à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela gestão da rede de atendimento. O HC-UFU e seus profissionais reforçam que não têm medido esforços para realizar o melhor atendimento possível à população", diz o comunicado.


O secretário muncipal de Saúde, Clauber Lourenço, cedeu entrevista ao Diário na manhã desta segunda-feira (31), e lamentou o ocorrido. Segundo ele, a Prefeitura de Uberlândia vai acionar a Procuradoria para tomar as medidas cabíveis com relação ao caso. "Na manhã de sábado, o prefeito Odelmo Leão foi comunicado e ele chamou uma reunião imediatamente. As medidas vão ser tomadas como devem ser porque nós tivemos uma vida perdida, não tem como a gente deixar passar", disse.


*Reportagem atualizada às 13h15 para acréscimo de informações

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Oito bairros de Uberlândia terão trechos de trânsito interditados nesta semana; veja onde


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90