Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/05/2023 às 09h40min - Atualizada em 31/05/2023 às 09h40min

Vacinação contra a gripe atingiu apenas 33% do público prioritário, em Uberlândia

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, meta é imunizar 270 mil pessoas; devido à baixa adesão, campanha foi prorrogada até 31 de julho

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, objetivo é imunizar 270 mil pessoas I Foto: Divulgação/SES-MG

A imunização contra o vírus da Influenza, em Uberlândia, atingiu apenas 33,7% do público-alvo da campanha. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta era atingir o mínimo de 270 mil pessoas dos grupos prioritários. No entanto, até o momento, apenas 90,1 mil foram imunizadas. O percentual de cobertura estipulado pelo Ministério da Saúde é de 90%. 

A imunização teve início em 10 de abril e foi prorrogada, em todo o estado, nesta terça (30) até o dia 31 de julho pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), por conta da baixa procura. De acordo com um levantamento feito pela Prefeitura de Uberlândia, entre os grupos prioritários, a situação mais crítica é encontrada entre as puérperas. Apenas 19% delas foram imunizadas. Outro grupo que merece atenção é o composto por crianças de seis meses a menores de seis anos (somente 27,9% foram vacinadas). Confira a relação completa ao final da matéria. 

Além dos grupos prioritários, a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população (mediante a disponibilidade de doses) desde o dia 15 de maio. De acordo com a Prefeitura, 39,9 mil pessoas do público geral já receberam a dose. Quem ainda não se vacinou, pode procurar pela vacina nas unidades. 

“Já administramos cerca de 130 mil doses (incluindo público geral), mas a meta era vacinar 270 mil pessoas do grupo prioritário. Por isso estamos muito aquém. É uma grande preocupação, pois já temos um grande aumento de casos de síndrome respiratória e, no inverno, sem a prevenção, pode crescer o número de internações”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Claubia Oliveira.

Em entrevista ao Diário, Claubia reforçou a importância da imunização, que abrange a H1N1, H3N2 e B, principalmente pelo grupo prioritário, pelo fato de estes estarem suscetíveis a complicações das doenças. “A meta estipulada, para cada grupo prioritário é de 90%, que é o que possui maior incidência de complicações e até de evolução de internação e óbito. Por isso, nossa preocupação com esses grupos que tem uma disponibilidade maior de ter uma forma grave da síndrome respiratória aguda”, destacou.

A coordenadora informou que o Município vem promovendo diversas ações para ampliar a cobertura na cidade. Uma das iniciativas foi o Dia D de vacinação, que resultou na aplicação de cerca de 5.151 doses contra a gripe no público-alvo. No entanto, a procura nas unidades de saúde ainda tem sido aquém do esperado.  

“Há disponibilidade nas salas de vacina, inclusive com horário estendido em alguns locais, fazemos busca ativa, ligamos, mandando mensagem, principalmente pais de crianças, estamos fazendo ações nas escolas de educação infantil da rede pública disponibilizando mais fácil acesso, e mesmo assim não alcançamos a meta. O poder público tem feito às ações, no entanto, não tem tido o retorno”, alertou Claubia Oliveira.

A imunização contra Influenza pode ser feita em uma das 74 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 7h30 às 16h30, das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins e Planalto, das 8h às 21h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h30. Nas UBSs dos bairros Tocantins e Brasil o horário foi estendido, sendo das 8h às 21h.

MENINGITE C
Além da Influenza, também está sendo realizada a campanha de imunização contra a meningite C, que foi prorrogada até 31 de julho em todo o estado. O público alvo são pessoas com idade acima dos 16 anos que não tenham sido imunizados contra a doença. A coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira, informou que não existe meta específica para vacinação e que, em Uberlândia, 90.233 pessoas já receberam a dose.

“Ainda temos doses disponíveis no município. Se tem mais 16 anos e não tomou nenhuma dose pode procurar uma unidade de saúde. Importante ressaltar que, em 2022, houve um aumento nos casos de meningite no país e, em Uberlândia, foram 20 óbitos pela doença. Por isso o incentivo à vacinação para que possamos quebrar a cadeia da transmissão da bactéria”, orientou.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
O grupo prioritário é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA EM UBERLÂNDIA (GRUPO PRIORITÁRIO)

• Idosos acima de 60 anos: 48,49%

• Profissionais da Saúde: 33,4%
• Pessoas com comorbidades: 58,72%
• Professores: 39,97%
• Crianças com 6 meses a menores de seis anos: 27,94%
• Gestantes: 36,1%
• Puérperas: 19,15%


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:


Uberlândia registra primeira morte por chikungunya em 2023

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90