Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2023 às 08h40min - Atualizada em 24/05/2023 às 08h40min

Fiscalização aponta novas irregularidades em ônibus da empresa São Miguel, em Uberlândia

Veículos da concessionária foram identificados com reagente fora das especificações de qualidade; gerente foi conduzido à Delegacia

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Empresa já havia sido flagrada cometendo crime ambiental em março deste ano I Foto: Divulgação

O gerente da empresa São Miguel, uma das concessionárias que operam o transporte coletivo de Uberlândia, foi conduzido à Delegacia nesta quarta (24), após uma vistoria de veículos promovida pelo Procon Estadual e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) durante a terceira fase da "Operação Ir e Vir". A ação, que tem como objetivo verificar a eficiência e segurança na prestação de serviço pelas empresas de transporte da cidade, flagrou a concessionária cometendo crime ambiental.

Segundo informações repassadas ao Diário, foram realizadas análises periciais para verificar a qualidade do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), contido nos reservatórios de ônibus que estavam no pátio do Terminal Industrial. O composto é injetado no sistema de escapamento dos veículos a diesel com objetivo de reduzir a emissão de poluentes. 

Cerca de quatro ônibus da São Miguel estavam utilizando o reagente impróprio, fora das especificações de qualidade. Um dos veículos sequer tinha tampa do reservatório. O gerente responsável pela concessionária foi conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil. Segundo o MPMG, o representante da São Miguel, preso por crime ambiental, segue detido aguardando audiência de custódia. 

Esta não foi a primeira vez que a São Miguel é envolvida em acusação de crime ambiental. Em março deste ano, o Diário noticiou que a concessionária foi multada em R$ 6,2 mil após derramar óleo em solo não impermeabilizado em uma garagem.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), que representa as empresas de transporte urbano de Uberlândia, informou que as ocorrências serão prontamente regularizadas pelas operadoras acionadas.

Disse ainda que as três empresas que integram o sistema permanecem prontamente à disposição para, assim que o objetivo deste segundo momento da operação seja esclarecido, responder a qualquer dúvida relativa a esta ação com a máxima transparência.

Reafirmou também que as empresas permanecem com a rotina e a eficiência no cumprimento das viagens, que é de 99%, superior ao de grandes cidades brasileiras. Bem como a integridade na regularidade fiscal e a segurança na prestação de um serviço de qualidade, com atualização constante de seus veículos e processos.

Por fim, destacou que, para 2023, está prevista a inserção de 57 novos veículos no sistema, mostrando o comprometimento e a responsabilidade com o serviço prestado à população uberlandense.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que, com relação à aquisição de peças, acessórios, derivados de petróleo e o referido Arla 32, é de total responsabilidade da empresa prestadora do serviço do transporte coletivo público e de seus fornecedores quanto à qualidade e ao atendimento às normas técnicas. 

Quanto aos veículos incorporados à frota da empresa São Miguel, a Secretaria esclareceu que 20 deles são zero quilômetro e foram autorizados a serem utilizados em caráter excepcional e temporário, conforme decisão administrativa publicada no Diário Oficial do Município, edição 6.615, de 22 de maio de 2023. "A utilização visa atender aos usuários do transporte coletivo urbano quanto aos aspectos segurança, conforto e qualidade", consta a nota.


Matéria atualizada às 18h33 para acréscimo de informações.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90