Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2023 às 10h40min - Atualizada em 12/04/2023 às 10h40min

Identificação e autorização para entrada em escolas serão obrigatórias em Minas Gerais

Governador Romeu Zema anunciou série de medidas para aumentar segurança nas instituições de ensino estaduais

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Governador anunciou investimentos em circuito interno para 2023 I Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na manhã desta quarta-feira (12), uma série de medidas que devem ser tomadas para aumentar a segurança nas escolas de Minas Gerais. Uma das ações a serem implementadas de maneira imediata é o controle da entrada de pessoas nas instituições de ensino estaduais.

A medida foi anunciada durante uma visita de Zema à Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Após o ataque ocorrido a uma creche em Blumenau (SC), o Núcleo de Proteção Escolar emitiu uma série de protocolos, dentre eles o controle de pessoas nas escolas. Só terão acesso às instituições os indivíduos que forem identificados e tiverem autorização.

"Passamos a ter controle de acesso. [As escolas terão] portões fechados. Qualquer pessoa terá que se identificar. Essa medida passará a ser adotada na próxima semana", adiantou o governador.

Romeu Zema também anunciou investimentos em câmeras de segurança para o circuito interno das escolas estaduais. No ano passado, foram R$ 48 milhões investidos nesse setor. Para 2023, o governador pretende reservar mais R$ 35 para equipar todas as escolas do Estado de Minas Gerais.

 

"Quase 70% da rede do estado já tem circuito interno de TV. As principais áreas estão sendo monitoradas 24 horas por dia. Essa medida foi adotada ano passado, como uma medida de maior segurança para escolas, tanto para evitarmos fatos como este, como para evitar vandalismo e furtos que muitas escolas são acometidas", disse Zema.


O trabalho com a Polícia Militar (PM) também deve ser reforçado para aumentar a segurança nas escolas. Cerca de 120 viaturas serão entregues às forças de segurança nesta semana para melhorar o policiamento. Além disso, a Superintendência de Ensino terá um canal direto com a PM, para aumentar o tempo de resposta em caso de necessidade.
 

"Qualquer pessoa pulando muro ou estranho invadindo escolas deve ser prontamente alertado à Polícia, para que nós tenhamos uma ação rápida e preventiva. A Polícia Militar, desde sábado, está orientada a estar procedendo com um patrulhamento mais ostensivo nas áreas do entorno das escolas. A Polícia está trabalhando desta maneira e assim continuará", analisou o governador.



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:


Autoridades discutem plano de prevenção à violência nas escolas de Uberlândia
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90