Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/03/2023 às 09h00min - Atualizada em 26/03/2023 às 09h00min

Trupe de Truões estreia novo espetáculo no Dia Mundial do Teatro

Companhia teatral de Uberlândia se apresenta gratuitamente nos dias 1° e 2 de abril

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Espetáculo será apresentado na Praça Said Chacur e no Parque do Sabiá | Crédito: Alanna Fernandes

Celebrado em 27 de março, o Dia Mundial do Teatro será comemorado em Uberlândia. A Trupe de Truões, companhia teatral da cidade, levará ao público o mais novo espetáculo "MBAÉ'TATÁ", de maneira totalmente gratuita. As apresentações acontecem nos dias 1° e 2 de abril, na Praça Said Chacur, no bairro Santa Mônica, e no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá.

 

Instituído em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, o Dia Mundial do Teatro tem como objetivos promover o teatro pelo mundo, difundir a importância do teatro, incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte, além de incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício e difundir alegria por meio das artes cênicas.

 

Para a coordenadora de comunicação da Trupe, Amanda Barbosa, a data é muito importante para todos que fazem teatro. “E para nós da Trupe de Truões, é uma oportunidade ímpar de democratizar essa que é considerada a quinta arte e que, desde a antiguidade clássica, tornou-se uma das linguagens artísticas mais comuns e populares nas sociedades ocidentais”, disse.

 

NOVO ESPETÁCULO

Segundo Amanda Barbosa, a apresentação do novo espetáculo da Trupe, MBAÉ’TATÁ, foi escolhida para celebrar o Dia Mundial do Teatro, porque é por meio das artes cênicas que o grupo uberlandense conta a lendária história da cobra grande, cobra de fogo, fogo que anda, conhecida também como Boitatá. O famoso mito é conhecido em todo o Brasil com nomes diversos, variando de região para região. “Em cena, temos causos e histórias dos espíritos guardiões da floresta e dos conversadores e benzedeiros que, cada um à sua maneira, tentam explicar o fenômeno do fogo-fátuo”, contou.

 

MBAÉ’TATÁ foi criado com o incentivo da PMIC e da Lei Estadual de Minas Gerais. Pensado para o espaço da rua, o novo trabalho da Trupe, que tem foco no público infanto-juvenil, explora novas técnicas misturando atuação com máscara, pernas de pau, além de investir na musicalidade em cena. “Os personagens tocam e cantam durante as cenas, uma forma de envolver o público”, comentou a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

 

A peça, além de explorar o lúdico, também foi construída com base em discussões ambientais, aprofundando a relação da criança com o meio ambiente. “Uma maneira de despertar a consciência ambiental no público infantil, colaborando para uma sociedade sustentável”, acrescenta Amanda Barbosa.

 

SERVIÇO

O QUE: Celebração do Dia Internacional do Teatro e apresentação do espetáculo MBAÉ’TATÁ

QUANDO E ONDE: 01/04/2023 – às 18 horas, na Praça Said Chacur, bairro Santa Mônica

02/04/2023 – às 16 horas, no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá (Av. José Roberto Migliorini – bairro Santa Mônica)

ENTRADA GRATUITA


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Espetáculo "Os mundos de Chico Xavier" chega a Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90