A concessionária Rodovias do Triângulo inicia, a partir desta sexta-feira (24), a administração do trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio. A concessão prevê o gerenciamento de mais oito rodovias do Triângulo Mineiro, incluindo a BR-452, as LMGs 782, 798 e 812, as MGs 190 e 427 e as CMGs 452 e 462.
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A cessão da BR-365 à iniciativa privada foi protagonista de um longo debate, inciado em setembro de 2021, quando o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a retirada da rodovia do Programa de Concessões Rodoviárias, ao apontar irregularidades no edital da concessão. Após o impasse, o contrato foi assinado, em novembro de 2022.
O acordo prevê a duplicação de 36,1 km da BR-365, construção de faixas adicionais e 40 km de acostamento, além da prestação do Serviço de Atendimento Hospitalar (SAH). Para o trecho entre Uberlândia e Patrocínio, estão previstas duas praças de pedágio no Km 521 (em Patrocínio) e no Km 600, já próximo a Uberlândia. O valor ficou fixado em R$ 11,48.
De acordo com a concessionária, para este ano a previsão é que sejam feitos trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão da malha concedida. Aproximadamente 16 municípios devem ser contemplados com a concessão, incluindo Água Comprida, Araguari, Araxá, Conceição das Alagoas, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Planura, Romaria, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.
O Consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin, será o responsável pela operação das rodovias tanto do lote Triângulo Mineiro, quanto do Sul de Minas. No total, serão investidos em torno de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários. O prazo de concessão é de 30 anos.
LOTE TRIÂNGULO MINEIRO
O lote Triângulo Mineiro possui 627,4 quilômetros de rodovias. A concessionária terá que implantar ao todo 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros.
Também estão previstos investimentos no lote Sul de Minas, que possui 454,3 km e abrange trechos das rodovias CMG-146, MG-173, MG-290, MG-295, MG-455, BR-459, MG-459 e LMG-877. A previsão é de que nos 24 primeiros meses de contrato sejam feitos investimentos de caráter emergencial nas rodovias, melhorando as condições de tráfego e segurança. Ao final dos seis primeiros anos de concessão, todos os trechos concedidos deverão atender aos parâmetros técnicos especificados no projeto.
Confira abaixo os trechos administrados pela concessionária no Triângulo:
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