Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2022 às 09h10min - Atualizada em 16/12/2022 às 09h10min

Com quase 100 mil casos, Uberlândia registra recorde de notificações de covid-19 em 2022

Registros superam 2020 e 2021; mesmo com aumento de casos, Município descarta, a princípio, uso de medidas, como o retorno da máscara

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Coordenador da rede de urgência e emergência do município diz que número de internações não acompanha a proporção de casos | Foto: Agência Brasil

Uberlândia atingiu a marca de 99.969 casos confirmados de covid-19 em 2022, conforme apontam os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) coletados entre 1º de janeiro e 15 de dezembro. O número superou a quantidade de notificações positivas em 2020 e 2021, quando foram registrados 42.823 e 86.623 casos, respectivamente. Desde o início da pandemia no município, em março de 2020, foram confirmados 229.344 casos. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo o coordenador da rede de urgência e emergência do município, Clauber Lourenço, após uma estabilidade na ocorrência de casos, o número das notificações positivas para a doença voltou a subir nos últimos dois meses. Conforme dito por ele, a cidade teve um aumento de cerca de 1.400% na quantidade de pessoas diagnosticadas entre novembro e dezembro

Ainda de acordo com Clauber, no início do segundo semestre do ano, a média era de 10 casos diários. Agora, a cidade chega a 150 exames positivos por dia. Somente nesta quinta-feira (15), foram computados 199. 

O coordenador da rede reconhece o aumento, mas reforça que os números registrados nos últimos dias ainda são menores do que os contabilizados no início de 2022. “É um aumento, mas nada comparado com janeiro e fevereiro, que a gente batia 3 mil casos por dia. Temos uma variante nova da Ômicron, que é a BQ1, que está em todo o país. Mas o que preocupa é o alto poder de infectividade”.

Mesmo com a elevação de casos, Clauber reforça que ainda não serão tomadas medidas sanitárias, como a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras. Um dos motivos é o índice de internações pela enfermidade na cidade, que, segundo o coordenador, não acompanha a proporção de notificações positivas. Nos últimos meses, houve um acréscimo de cerca de 5% na quantidade de hospitalizações.
 

“A gente olha muito a tríade: positividade, índice de internação, principalmente UTI, e óbitos. Mas o principal, que nos move para qualquer ação mais emergencial é a internação. Tivemos um acréscimo de internação em torno de 5%. Muito sazonal mesmo, mas sem pressão na UTI. Neste momento, não tivemos uma sensibilização nos quesitos internação e óbitos. Se houver uma mudança brusca nesses números, o Comitê se reúne para tomar decisões”.


Em relação ao perfil das pessoas internadas, Clauber afirma que 93,3% delas estavam com o esquema vacinal incompleto ou não receberam nenhuma dose

Sobre o número de óbitos, o coordenador repassou que, nos últimos 60 dias, foram registrados apenas três óbitos. De janeiro a dezembro, de acordo com os dados da SES-MG, foram computadas 295 mortes pela doença. “Em agosto tivemos cerca de 20 óbitos, setembro, 8, outubro três e novembro e dezembro, até agora, 3”.

Por fim, Clauber frisou que a grande preocupação, no momento, é a chegada das festas de fim de ano, principalmente no Ano Novo, quando há uma concentração maior de pessoas. “Nessa época do ano muitos acabam festejando com pessoas que não são do seu ciclo familiar, o que acaba sendo um fator de risco. Se está sintomático, tossindo, com febre, é importante evitar os locais festivos e, principalmente, usar máscara”. 

CONGELAMENTO DE DADOS
No início de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) parou de atualizar os dados da covid-19 da cidade. Após dois meses de congelamento, o painel de informações voltou a ser atualizado na última segunda-feira (12). A atualização revela que
 4.029 novos casos de covid-19 foram registrados em Uberlândia neste período.

Em agosto, a responsabilidade de publicar as informações sobre a doença foi transferida para o Estado. De acordo com Clauber Lourenço, o Município de Uberlândia repassou todos os dados à SES-MG. 
 

“A responsabilidade é do estado. Os dados foram passados, mas não sabemos o que ocorreu. O que nos passaram é que tiveram um problema no sistema e estavam corrigindo o erro. E felizmente conseguiram corrigir. Inclusive entrei e confirmei que as informações estão corretas. Acredito que não teremos mais esse problema”, frisou.


A reportagem entrou em contato com a SES-MG e perguntou o motivo da não atualização dos dados nos últimos meses, mas o questionamento não foi respondido.


PANORAMA DA VACINAÇÃO EM UBERLÂNDIA:


POPULAÇÃO ADULTA:
1ª dose: 652.315 pessoas
2ª dose: 654.495 pessoas
1ª dose reforço: 438.250 pessoas
2ª dose reforço: 177.472 pessoas
TOTAL DE VACINADOS: 679.555 pessoas  
 
POPULAÇÃO INFANTIL (de 3 a 11 anos):
1ª dose: 54.099 crianças
2ª dose: 36.203 crianças
TOTAL DE VACINADOS: 73.240 crianças


VEJA TAMBÉM:

 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90