Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2022 às 12h49min - Atualizada em 11/12/2022 às 12h49min

Mercado de decorações em Uberlândia estima alta de até 60% no faturamento em dezembro

Comerciantes do setor estão otimistas com aumento das vendas de artigos natalinos

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ateliê Chirley Lopes fechou a agenda de pedidos no fim de novembro I Foto: ACERVO PESSOAL
Árvores, guirlandas, guardanapos, toalhas, velas e outros itens de mesa. Esses são alguns dos produtos que tem impulsionado as vendas em lojas de artigos decorativos, em Uberlândia. Com o mercado aquecido, empresários do ramo estimam um aumento no faturamento de no mínimo 60% em dezembro.
 
É o caso da artesã e publicitária Mariana Ferreira, de 29 anos. Proprietária da “Bordaderia da Mari”, ela conta que a procura por itens de decoração cresceu consideravelmente de novembro para cá. Segundo a empresária, o Natal é o melhor período do ano para fazer negócios e movimentar as lojas do setor.
 
Em entrevista ao Diário, Mariana revelou que a principal demanda para essa época envolve toalhas, caminhos de mesa, guardanapos, porta-guardanapos e outros itens focados no Natal. Contando com a ajuda da mãe para administrar a loja, a empresária contou que deve dobrar o turno nos próximos dias para conseguir atender a todos os pedidos.
 
“Se tiver que trabalhar de madrugada, a gente trabalha, no fim de semana também não tem tempo ruim. Se tiver que dobrar o período a gente também dobra. É uma época muito especial, em que muita gente decide presentear um amigo ou familiar. É um presente personalizado e diferente, que remete a um cuidado especial”, disse.
 
A procura da clientela por enfeites também aumentou na empresa de Chirley Lopes Silveira, conhecida como “Ateliê Chirley Lopes”. A movimentação dos consumidores por itens de decoração tem sido tão grande que a empresária fechou a agenda de 2022 ainda em novembro.
 
Além de atuar como artesã, Chirley também tem um cargo como funcionária pública, o que não permite que ela possa dedicar-se totalmente às decorações natalinas. “Essa é a melhor época do ano para o nosso setor, com certeza. A movimentação começou em outubro. Eu fechei minha agenda entre 20 e 25 de novembro, porque não consigo mais atender a quantidade de clientes”, informou.
 
Segundo a empreendedora, os chaveiros natalinos têm feito sucesso nesse fim de ano, mas o carro-chefe do ateliê são as guirlandas de Natal. Só nos últimos dias, a empresária negociou 33 peças. Desde outubro, as vendas aumentaram em torno de 40% com relação ao ano passado. O segredo, de acordo com ela, é investir pesado nas redes sociais.
 
“90% dos meus clientes vêm das redes sociais. Durante a pandemia, eu tinha 600 seguidores e hoje tenho 15 mil. Entre novembro e dezembro, o número de clientes que eu atendo geralmente dobra. O pessoal tem gostado e está mais disposto a decorar, a querer algo diferente dentro de casa. Meu ateliê decolou nos últimos anos, especialmente durante a pandemia”, revelou Chirley.


 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

ESPÍRITO NATALINO
A estudante de jornalismo Wyllorrany Amorim (22) é uma daquelas pessoas apaixonadas pelo Natal e por tudo o que envolve a data. Todos os anos, a universitária costuma compra artigos para decorar a casa, com guirlandas, formas de cozinha e bolinhas para decorar a árvore.
 
Neste ano, Wyllorrany desembolsou R$ 300 com decorações e disse que começou o trabalho ainda em outubro. De acordo com a aluna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a paixão pelo clima natalino vem desde pequena, quando a mãe montou a primeira árvore de Natal na casa.
 
“Eu sou de Goiânia e vim para Uberlândia quando tinha oito anos. Não tinha muitos amigos, e quando estava chegando a véspera de Natal, minha mãe montou uma árvore para nos distrair. Nós achamos incrível. Criamos essa cultura de presentear uns aos outros. Nos apaixonamos pelo Natal e hoje queremos colocar várias decorações dentro de casa”, disse a estudante.
 
DICAS DE DECORAÇÃO
Para quem quer investir, mas ainda está na dúvida, o Diário separou algumas dicas de decoração para a data. Uma delas é apostar nas almofadas, com estampas natalinas. As peças podem ser encontradas em lojas de rua ou de departamentos e costumam ter um preço acessível. Uma sugestão é comprar apenas as capas e usá-las nos enchimentos que já existem em casa.
 
A decoração com velas também é outra opção. Laços largos, dourados ou vermelhos, podem ser utilizados na ponta da vela, que pode ser colocada em um armário ou em cima de uma estante, por exemplo. Na hora de montar a mesa da ceia, outra dica é abusar das cores natalinas nas toalhas, sousplats, guardanapos e louças.
 
Outra opção é colocar uma taça de ponta-cabeça com bolinhas vermelhas ou outro item dentro e, por cima da base, uma velinha decorada. As cores têm grande relevância na decoração de Natal e podem estar presentes em têxteis, objetos e detalhes, além da ornamentação típica para essa data tão especial.
 
Veja cores natalinas e significados:
 
Vermelho
O vermelho representa o sangue de Jesus. É a principal cor do Natal e faz referência aos bons sentimentos da época, como o amor por familiares e amigos.
 
Verde
O verde é a cor da esperança, um sentimento que também deve ser incorporado em sua decoração.
 
Branco
A cor branca é associada ao Natal por conta da neve, muito presente nos filmes natalinos norte-americanos, que retratam as comemorações do hemisfério norte. Além disso, em praticamente todas as culturas do mundo, representa pureza, união e paz.
 
Dourado e prateado
O dourado e o prateado representam juntos as luzes do céu, como o brilho da lua e das estrelas. São cores que nos libertam da escuridão e proporcionam uma vida mais iluminada.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90