Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/12/2022 às 08h05min - Atualizada em 05/12/2022 às 08h05min

Aos 35 anos, morre o jornalista e colunista do Diário, Túlio Mendhes

Escritor lutava contra uma doença rara e apresentou quadro de isquemia cerebral há dois meses

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Túlio havia completado 35 anos em 2 de dezembro I Foto: Reprodução Facebook

Morreu na manhã deste domingo (4), em Uberlândia, o jornalista, jurista, escritor e colunista do Diário, Túlio Mendhes. O mineiro, que havia completado 35 anos no dia 2 de dezembro, lutava contra a Síndrome de Fanconi, um distúrbio raro, e passava por um tratamento de saúde nos últimos dias, após apresentar uma isquemia cerebral. O velório acontece na funéraria Ângelo Cunha e o sepultamento ocorre às 10h30 desta segunda (5), no Cemitério Bom Pastor.

A síndrome de Túlio era uma doença rara e sem cura, que desencadeou raquitismo hipofosfatêmico, osteogênese imperfeita, conhecida popularmente como "ossos de vidro". Em 2016, ele foi diagnosticado com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). De acordo com o irmão dele, Bruno Mendhes, Túlio havia apresentado isquemia cerebral há dois meses, doença que afetou principalmente sua parte neurológica e cognitiva, limitando ainda mais seus movimentos. Com isso, o mineiro passou a se alimentar apenas por sonda.

Em uma de suas últimas postagens nas redes sociais, em 16 de setembro, Túlio afirmou que "havia sumido" por problemas de saúde. "Devido ao quadro estive alguns dias de plena confusão mental, inconsciência, medicação pesada, blá-blá-blá e toda a chatice do pacotinho todo", disse em sua postagem.

Túlio era colunista do Diário desde 2019, e utilizava o espaço "Papo Saudável" para discutir temas extremamente relevantes sobre saúde, bem estar e direitos de pessoas com deficiência. Confira abaixo algumas de suas contribuições:

O perigo da automedicação e das consultas com o Dr. Google


A importância da manutenção de um sono saudável
 

O Diário de Uberlândia lamenta, profundamente, a morte de Túlio, que por muitos anos contribuiu de forma singular com conteúdos que deram voz a milhares de pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Apesar de suas dificuldades e limitações, seus textos traziam sempre um tom carregado de bom humor, o que reforça ainda mais a força e a perseverança que ele tinha diante dos desafios. Foi um lutador e deixou seu legado, que para sempre será lembrado.   


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90