Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2022 às 18h16min - Atualizada em 18/10/2022 às 18h16min

Uberlândia concentra 76% dos crimes violentos registrados na região

Número de ocorrências desta natureza tiveram salto de 10% no município entre janeiro e agosto deste ano

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Índice cresceu 7,2% nos 18 municípios que compõem a 9ª Região de Polícia Militar (RPM) I Foto: ARQUIVO DIÁRIO
Um levantamento feito pelo Diário, com base nos dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), revelou um aumento de 10% no índice de crimes violentos em Uberlândia, entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. O balanço também mostra que a taxa teve um salto de 7,2% nos 18 municípios que compõem a 9ª Região de Polícia Militar (RPM). De um total de 1.477 ocorrências violentas somente em 2022, 76% delas, ou 1.136, foram registradas em Uberlândia.
 
Em termos de comparação, as cidades da região contabilizaram, nos oito primeiros meses de 2021, 1.377 crimes violentos. Neste ano, foram 100 ocorrências a mais, considerando o mesmo período. Em Uberlândia, 1.029 registros foram feitos de janeiro a agosto do último ano. Em 2022, são 107 a mais, no total 1.136, na comparação com o mesmo intervalo.
 
Em entrevista ao Diário, o Capitão da Polícia Militar e assessor de comunicação da 9ª RPM, Thiago Lana, destacou que o fato de Uberlândia ser uma cidade polo na região reflete nos números na comparação com os demais municípios. “Tem mais gente na rua, pessoas transitando, vítimas em potencial. Cidades maiores temos mais crimes por causa do seu tamanho. Na verdade, Ituiutaba e Araguari são as duas com maior números de crimes. São as duas mais populosas, após Uberlândia. Araguari teve, de janeiro a agosto, 93 registros e Ituiutaba, 89”.
 
HOMICÍDIOS
Dentro da perspectiva de crimes considerados violentos, estão relacionados os homicídios tentados e consumados. Entre os 18 municípios da 9ª RPM, o índice de consumados saltou de 47 nos oito primeiros meses de 2021 para 53 em 2022. O número de tentativas, por outro lado, reduziu de 70 no último ano para 61 no mesmo período de 2022.
 
Em Uberlândia, entre janeiro e agosto do ano passado, foram 20 homicídios consumados, contra 21 neste ano. Por outro lado, as tentativas diminuíram em torno de 24%, com queda de 41 para 31 ocorrências da mesma natureza. Na comparação com os números da região, Uberlândia é responsável por 96% do percentual de tentativas e 152% dos consumados.
 
De acordo com o Capitão Thiago Lana, a PM trabalha para evitar que haja o aumento no número de crimes violentos. “Todo o trabalho, primeiro repressivo, quando acontece um crime, na tentativa de localizar imagens, características do autor, identificação, rota de fuga par tentar prende-los. Temos uma rede de comunicação interna e, de acordo com dados estatísticos, e locais com maior incidência, intensificamos nossas operações nesses locais”, explicou.
 
Entre os crimes considerados violentos registrados pela Sejusp estão: estupro consumado, estupro de vulnerável consumado, estupro de vulnerável tentado, estupro tentado, extorsão consumado, extorsão tentado, extorsão mediante sequestro consumado, homicídio tentado, roubo consumado, roubo tentado, sequestro e cárcere privado consumado, sequestro e cárcere privado tentado e homicídio consumado.
 
Além de Uberlândia, a área da 9ª RPM é composta pelos municípios de Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, e os distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90