Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2022 às 16h37min - Atualizada em 18/10/2022 às 16h37min

Município de Uberlândia amplia faixa etária para vacinação contra meningite e HPV

Prefeitura atende nova recomendação do Ministério da Saúde; objetivo é aumentar cobertura vacinal na cidade

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O município disponibiliza 74 salas de vacina para a população | Foto: PMU/Divulgação

Após nova recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Uberlândia ampliou a faixa etária para aplicação das vacinas meningocócica ACWY (conjugada) e HPV (papilomavírus humano), com objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município.

No caso da vacina meningocócica ACWY, a idade passou de 11 e 12 anos para 13 e 14. A mudança vale até junho do ano que vem. Já para a HPV, a alteração é permanente para meninos e adolescentes de 9 e 10 anos. Meninas e adolescentes de 9 e 14 já estão no calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Com a ampliação do público, o objetivo é garantir a proteção nessa fase da vida. A cobertura vacinal das crianças e adolescentes está abaixo da média em todo o país. Atualmente, a cobertura da HPV está em 50%, e da Meningo ACWY em 45%. O ideal era de no mínimo 80%”, pontuou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia de Oliveira.

Ainda segundo Claubia, as equipes das unidades de saúde estão fazendo a busca ativa para identificar quem são as pessoas que devem receber a dose, mas, mesmo assim, a adesão segue baixa. 

“Temos salas de vacina em toda a cidade, algumas com horário estendido, além dos ambulatórios das UAIs que funcionam até as 20h.  Não há desculpa para garantir a dose das vacinas e deixar as crianças e adolescentes desprotegidos contra as doenças”.

Locais de vacinação
O município disponibiliza 74 salas de vacina para a população. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas funcionarão das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90