Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/10/2022 às 15h22min - Atualizada em 02/10/2022 às 15h22min

Mesários de Uberlândia não estão proibidos de usar camisetas do Brasil ou com cores que fazem referência a candidatos

Contudo, os servidores não podem utilizar broches, adesivos e vestimentas com números ou rostos de candidatos

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Equipe do Diário flagrou alguns mesários com camisetas das cores verde e amarela | Foto: Mateus Zerbini

Durante a votação do 1º turno das Eleições 2022 neste domingo (2º), surgiram questionamentos sobre as vestimentas de alguns mesários, que poderiam incentivar a conotação política. Em Uberlândia, segundo o analista jurídico Gustavo de Oliveira Arantes, os servidores da Justiça Eleitoral não estão proibidos de usar camisetas do Brasil ou das cores verde, amarelo, e vermelho, utilizadas popularmente pelos apoiadores dos dois principais candidatos à presidência: Bolsonaro (Partido Liberal ) e Lula (PT).
 

 

 

Ainda de acordo com Gustavo Arantes, os mesários foram recomendados a evitar o uso das cores que podem gerar dupla interpretação dos eleitores. “Não existe regra para que eles não usem, mas nós fizemos uma recomendação para evitar denúncias e confusões. Caso haja denúncia, ela será analisada e interpretada por um juiz eleitoral”, explicou. 

 

A regra aplicada ao servidor é que ele mantenha um comportamento neutro e imparcial durante o período de votação, sem fazer boca de urna ou convencer alguém a votar em determinado candidato. Além disso, os mesários não podem utilizar roupas com números ou rostos de candidatos, assim como broches, adesivos ou outros adereços com a propaganda de candidatos ou partidos. 

 

O uso de vestimentas com a cor que faz referência a um candidato, assim como roupas de partido político ou coligação, é liberado aos eleitores. Contudo, não é permitido a aglomeração e manifestação de pessoas usando vestuário padronizados. Também é vedado o uso de alto-falante, amplificador de som, comício ou carreata. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90