Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/08/2022 às 20h21min - Atualizada em 24/08/2022 às 20h21min

UFU decide cancelar primeira fase do vestibular; novo exame será aplicado a todos os candidatos

Decisão foi tomada após uma queda de energia prejudicar os vestibulandos no último domingo (21), em Uberlândia

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou, na noite desta quarta-feira (24), que decidiu cancelar a primeira fase do vestibular e irá reaplicar o exame a todos os candidatos. A decisão foi tomada após uma queda de energia prejudicar estudantes que realizaram o exame no último domingo (21), no campus Santa Mônica e na Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa, em Uberlândia. Um novo edital será publicado em breve. 

“A Universidade avaliou os acontecimentos do dia 21 de agosto de 2022, durante a realização da primeira fase do Vestibular 2022/2. O conjunto dos fatos ocorridos em consequência da queda de energia e o aparecimento de indícios que apontam para fragilidade do processo levaram a instituição a reconsiderar sua posição, uma vez que sua manutenção implicaria insegurança jurídica. Esta poderia vir a comprometer todo o certame, com prejuízo para a vida acadêmica dos candidatos aprovados”, disse a instituição. 

SINDICATO
Nesta quarta-feira (24), o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) informou que iria enviar uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando o cancelamento da primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Representante do sindicato, Thomé Caires de Freitas Júnior informou que entrou em contato com diversos estudantes de escolas particulares de Uberlândia que realizaram a primeira fase do certame no campus Santa Mônica. Os relatos, segundo ele, foram de caos após a queda de energia. Com o estresse, vários vestibulandos se sentiram prejudicados.

“Acabou a isonomia do concurso. Os alunos continuaram a prova no escuro. Alguns fiscais mandaram os alunos pararem a prova e só retomarem depois de a energia voltar. Imagine isso, três horas paradas, no breu completo. A UFU não teve o controle de nada do que aconteceu, deixaram os alunos ligarem os celulares para avisarem os pais, ligarem as lanternas, olha só que absurdo”, afirmou o representante do Sinepe.



• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90