Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/07/2022 às 13h00min - Atualizada em 30/07/2022 às 13h00min

Seis meses após retorno das aulas, zona rural de Uberlândia ainda enfrenta falta de transporte escolar

Pai de estudante de 15 anos disse que a filha ainda não conseguiu frequentar escola neste ano; MPE e Município informaram que maior parte dos casos foi resolvido

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Secretaria Municipal de Educação deve contatar famílias sem acesso ao transporte escolar, segundo o MPE I Foto: SECOM/PMU
Seis meses após o retorno das aulas presenciais, alunos que residem na zona rural de Uberlândia ainda enfrentam obstáculos para conseguir frequentar as atividades nas redes municipal e estadual. O motivo: a falta de acesso ao transporte escolar.
 
Um dos casos é o da adolescente Bianca Sampaio Souza, de 15 anos, que ainda não compareceu a nenhuma aula neste ano por não conseguir vaga na van que transporta os estudantes. Bianca mora com os pais na Fazenda José, na zona rural, próximo à BR-365. A instituição de ensino mais próxima da casa da adolescente é Escola Municipal Dom Bosco. De acordo com o pai da estudante, Luiz Fernando de Souza, a filha está sem acesso ao transporte escolar desde fevereiro.
 
Luiz contou à reportagem que chegou a encaminhar uma representação ao Ministério Público Estadual (MPE) relatando a dificuldade. Mas, a questão ainda não foi sanada. O responsável teme que o aprendizado da filha seja prejudicado. “A Bianca está até hoje sem ir para a aula. Demoraram para mandar a ficha para ela na Secretaria Municipal de Educação. Ela acabou perdendo a vaga e não regularizaram até hoje. Todos os dias a van chega, pega alunos que são vizinhos, que vão para a mesma escola e são do mesmo ano da Bianca, mas não arrumam jeito de encaixar ela”, relatou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A filha do churrasqueiro Airton Nunes também tem enfrentado dificuldades com a falta de transporte escolar na zona rural. Aline, também de 15 anos, se matriculou no primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Américo René Gianetti, no bairro Tabajaras. Sem o benefício do transporte escolar, o pai é quem tem assumido a responsabilidade de levar e buscar a adolescente diariamente na instituição de ensino.
 
O deslocamento para ir e voltar, segundo ele, gira em torno de 50 quilômetros. “É complicado, a gasolina está muito cara, não temos o apoio do transporte e para piorar a estrada na zona rural está ruim. Houve vários dias em que ela chegou à aula atrasada”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o pai de Aline, o problema já dura mais de um ano, mesmo protocolando reclamações sobre o caso junto ao MPE. “Não adianta nada [fazer reclamações]. Estamos desde o ano passado tentando mudar isso, mas não adianta não. Eles sempre falam que não tem vaga nas vans. Minha filha só vai para a escola porque eu levo”, contou Airton.
 
APURAÇÃO NO MPE
Para tentar resolver o problema da falta do transporte escolar na zona rural de Uberlândia, o Ministério Público Estadual (MPE) convocou uma reunião nesta sexta (29) para tratar do assunto. A iniciativa contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação e do promotor da Infância e da Juventude, Epaminondas Costa.
 
Segundo o promotor, o MPE recebeu uma lista com relação de aproximadamente 20 alunos, incluindo crianças e adolescentes, que estavam sem o transporte escolar na zona rural de Uberlândia. A partir de então, o órgão passou a acompanhar o caso de perto e ouviu esclarecimentos do Município durante a reunião.
 
O documento recebido por Epaminondas Costa foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação pedindo esclarecimentos. De acordo com o promotor, a pasta afirmou que do total de estudantes, cerca de 16 haviam tido o atendimento garantido e, com relação aos remanescentes, o Município vai procurar resolver as situações sem a necessidade de medidas administrativas ou judiciais.
 
“Os nomes remanescentes daqueles que ainda tiverem a demanda foram passados aos representantes da secretaria para que essas famílias sejam contatadas e, dessa forma, a representação encaminhada ao MPE foi arquivada. Às vezes, essas pessoas mudaram de escola ou tiveram o vencimento da cobertura do transporte escolar”, disse Epaminondas.
 
POSICIONAMENTOS
O Diário de Uberlândia procurou a Secretaria Municipal de Educação (SME) solicitando um posicionamento sobre a falta do transporte para os alunos da zona rural.
 
Por meio de nota, a SME informou que as demandas relacionadas aos estudantes da rede estadual, sobre o transporte escolar da zona rural, foram tratadas com o Ministério Público e devidamente solucionadas.
 
Disse ainda que para esclarecer informações e dúvidas sobre o transporte escolar, a população pode entrar em contato com a Diretoria de Transporte Escolar, pelos telefones (34) 3214-1575 e (34) 3226-5684, e por e-mail:
[email protected]

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90