Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/07/2022 às 11h05min - Atualizada em 01/07/2022 às 11h05min

Zoológico Municipal de Uberlândia passa a abrigar nova onça-parda

Animal foi resgatado em Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, em 2020

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Kiara passou por tratamento de catarata em Uberaba, antes de ser acolhida no Zoológico Municipal I Foto: DANILO HENRIQUES/SECOM/PMU
O Zoológico Municipal de Uberlândia recebeu nesta semana uma onça-parda, que passou a integrar o espaço após ser resgatada na região. Kiara, como a felina é chamada, chegou primeiro ao Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras), de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, em dezembro de 2020, com poucos dias de vida, ainda com os olhos fechados, após ser encontrada sozinha, sem a mãe.
 
Durante a permanência no Cetras, o animal teve diversas complicações que agravaram seu quadro clínico, entre elas, o desenvolvimento de catarata. Foi necessário aguardar Kiara completar 11 meses de idade para a correção da catarata, no Hospital Veterinário de Uberaba, por uma equipe multidisciplinar de nove médicos veterinários. Após o procedimento, exames foram feitos e constatou-se que a capacidade visual permaneceu intacta.
 
Devido a longa permanência sob cuidados humanos, Kiara se tornou um animal manso, tornando inviável a reabilitação em vida livre. Diante disso, o Zoológico Municipal de Uberlândia foi escolhido para ser sua moradia definitiva. No local, a onça participará de programas de educação ambiental e banco genético em cativeiro, contribuindo para conservação da onça-parda em vida livre.
 
O Zoológico Municipal é um grande centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat. Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. No caso de confirmação da impossibilidade de reintegração ao habitat, eles são acolhidos. O cuidado diário é feito por uma equipe especializada de servidores, que inclui médicos veterinários e biólogos entre outros.
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp


ZOOLÓGICO MUNICIPAL
Localizado no Parque do Sabiá, o Zoológico Municipal possui mais de 300 mil metros quadrados e conta com 200 animais distribuídos em 50 espécies diferentes, entre aves, répteis e mamíferos. A vegetação do local é predominantemente do Cerrado, com grande diversidade de árvores como copaíba, araticum e jatobá. 
 
O local abriga espécies que não conseguem voltar ao ambiente natural, principalmente aquelas que são ameaçadas de extinção, como, por exemplo, o lobo-guará, símbolo do Cerrado.
 
Mais informações:
Endereço: Parque do Sabiá – Rua Haia, s/n, bairro Tibery
Telefone: (34) 3232-7223
Horário de funcionamento: Terça a domingo – 8h às 16h com permanência até às 17h
Entrada: gratuita

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90