Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2022 às 08h30min - Atualizada em 14/06/2022 às 08h30min

Minas Gerais investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos em Ituiutaba

Prefeitura da cidade notificou a Secretaria de Saúde no último domingo (12)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou mais um caso suspeito de varíola de macacos (monkeypox) no estado. Além do policial penal de Uberlândia, que morreu no último fim de semana, um paciente de Ituiutaba, a 136 km de Uberlândia, com sintomas da doença também é investigado pelo órgão estadual.

Segundo a SES-MG, nenhum dos casos suspeitos de varíola têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior e, dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático. Esses são os primeiros casos em investigação pela doença em Minas Gerais e, na situação do paciente de Uberlândia, trata-se da primeira morte possível causada pela enfermidade em todo o mundo.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Para o diagnóstico laboratorial, a SES-MG orientou aos municípios a coleta de amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também estão em análise pela equipe técnica da SES-MG e do Ministério da Saúde para investigação e encerramento dos casos. A SES-MG, SRS Uberlândia, SRS de Ituiutaba e as secretarias municipais estão investigando os casos, monitorando os contatos próximos e fazendo as recomendações necessárias.

MORTE SUSPEITA

A SES-MG investiga uma morte possivelmente causada pela varíola dos macacos em Uberlândia. O paciente, que residia em Uberlândia e trabalhava na cidade vizinha Araguari, estava internado no hospital UMC e morreu no último sábado (11).
 
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari (SMA) informou que a vítima era um policial penal e que o paciente procurou o UMC em Uberlândia com queixa de febre, dor no corpo e várias vesículas no dia 10 de junho. O profissional residia em Uberlândia e trabalhava no presídio de Araguari.

SMA esclareceu que ainda não existe nenhuma confirmação sobre o motivo da morte e que o Município irá se pronunciar somente após o resultado dos exames laboratoriais. A Secretaria afirmou também que os profissionais de saúde foram orientados sobre possível atendimento de pacientes com sintomas que se assemelham aos mesmos desse tipo de doença.

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia investiga morte suspeita por varíola dos macacos

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90