Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/06/2022 às 09h50min - Atualizada em 13/06/2022 às 09h50min

Uberlândia investiga morte suspeita por varíola dos macacos

Paciente estava internado em hospital particular da cidade; este é o primeiro caso notificado em Minas

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) notificado dentro do estado. O paciente, que residia em Uberlândia e trabalhava na cidade vizinha Araguari, estava internado no hospital UMC e morreu no último sábado (11).
 
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari (SMA) informou que a vítima era um policial penal e que o paciente procurou o UMC em Uberlândia com queixa de febre, dor no corpo e várias vesículas no dia 10 de junho. O profissional residia em Uberlândia e trabalhava no presídio de Araguari.

SMA esclareceu que ainda não existe nenhuma confirmação sobre o motivo da morte e que o Município irá se pronunciar somente após o resultado dos exames laboratoriais. A Secretaria afirmou também que os profissionais de saúde foram orientados sobre possível atendimento de pacientes com sintomas que se assemelham aos mesmos desse tipo de doença.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), entre os contatos próximos da vítima, ainda não há nenhum outro caso sintomático. Para o diagnóstico laboratorial, a SES-MG orientou que fosse coletada a amostra para a análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberlândia e as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia estão investigando o caso e monitorando os contatos próximos. Segundo a SES/MG, não serão detalhados mais dados a fim de preservar a privacidade e individualidade do paciente, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).
 
A produção do Diário entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia e com o Uberlândia Medical Center (UMC), mas ainda não obteve retorno.

* Matéria atualizada às 11h para acréscimo de informações.


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90