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06/05/2022 às 10h00min - Atualizada em 06/05/2022 às 10h00min

Procon divulga ranking de empresas com maior número de reclamações em Uberlândia

Organizações do setor de telecomunicação e instituições bancárias lideram a lista

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ranking é divulgado de acordo com lei municipal que determina a publicação I Foto: SECOM/PMU

Nesta semana, o Procon Uberlândia divulgou o ranking de reclamações dos estabelecimentos comerciais que receberam o maior número de queixas feitas pelos consumidores na cidade. O rankeamento é feito trimestralmente e os dados extraídos são da plataforma do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne informações sobre os atendimentos realizados pelos órgãos de defesa do consumidor no Brasil.

A listagem relaciona nominalmente as empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão. No topo estão as empresas de telecomunicação e as instituições bancárias. Pela tabela, é possível verificar a posição da empresa e/ou fornecedor no ranking atual e a ocupada no ranking anterior, além do número total de reclamações recebidas. A listagem completa pode ser visualizada NESTE LINK.  

O ranking é divulgado de acordo com a Lei Municipal N°13.491/2021, que determina a publicação do ranqueamento das instituições públicas e privadas que mais tiveram demandas no Procon. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor tem a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos. O órgão atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em estabelecimentos.

PROCON UBERLÂNDIA
O Procon Uberlândia possui canais oficiais para registrar as reclamações. Pode ser presencialmente, na plataforma de atendimento (avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery) ou ainda na van itinerante por meio do Procon Móvel. Outra maneira é pela plataforma online, faleprocon.mg.gov.br, onde é possível abrir reclamações, fazer denúncias, negociações e renegociações de dívidas. Para abrir um procedimento, é preciso apresentar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

É possível ainda utilizar o Disque Procon 151 para tirar dúvidas, orientação, informação sobre o andamento de solicitação e agendamento. A central funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

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