Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/05/2022 às 12h30min - Atualizada em 04/05/2022 às 12h30min

Lei que cria semana alusiva à incontinência urinária é sancionada em Uberlândia

Data, a ser lembrada anualmente em 14 de março, foi validada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial

DHIEGO BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O prefeito Odelmo Leão sancionou a lei que institui no calendário oficial de Uberlândia a semana da conscientização, prevenção e tratamento da incontinência urinária. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta (29).  
 
A lei, que gerou polêmica na Câmara Municipal, foi aprovada pelos vereadores no início de abril. A autora da proposta é a vereadora Gláucia da Saúde (PSDB). Na época, o Diário noticiou a discussão do projeto, que foi alvo de embates entre os parlamentares.
 
A princípio, o projeto de lei havia sido divulgado pela Câmara como o “Dia da Incontinência Urinária”, a ser lembrado no dia 14 de março. Os termos foram alterados durante a segunda discussão do projeto. Na época, a autora da proposta disse que havia um erro e que na verdade se tratava da Semana de Conscientização para o tratamento da Incontinência Urinária.
 
Em defesa ao projeto, Gláucia disse que o objetivo seria mobilizar a população a respeito dos aspectos educativos e sociais e dar ênfase à conscientização e importância do tratamento da doença. “E também é apontada por diversos estudos científicos como uma condição que afeta sensivelmente o estado psicológico dos pacientes e a sua dignidade, comprometendo a qualidade de vida dos indivíduos portadores dessa condição. A incontinência urinária é um problema de saúde pública, definida pela perda involuntária de urina”, disse a parlamentar.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A Semana da Conscientização, Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária será realizada anualmente no período que compreende o dia 14 de março, data em que também é lembrado o Dia Mundial da Conscientização Sobre a Incontinência Urinária.

VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90