Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/04/2022 às 12h15min - Atualizada em 20/04/2022 às 12h15min

Operação da Polícia Federal mira chefe do PCC em Uberlândia

Policiais federais cumprem 82 mandados nos estados de Roraima, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul nesta quarta (20)

DA REDAÇÃO
Mais de 200 policiais federais cumpriram 82 mandados nesta quarta (20) I Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta (20), a Operação Tabuleiro, que visa desarticular a estrutura regional de uma organização criminosa de atuação nacional envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes. Segundo a Delegacia da PF, um mandado de prisão foi cumprido em Uberlândia contra o chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) que atua em Roraima. 

De acordo com informações repassadas ao Diário, mais de 200 policiais federais cumpriram 82 mandados, sendo 47 mandados de prisão preventiva e 35 busca e apreensão, expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Estado de Roraima para serem cumpridos nesse estado e em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As investigações, que contaram com o apoio da Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico de Drogas e Organização Criminosa do Ministério Público Estadual de Roraima, tiveram início logo após a Operação Presente de Grego, em agosto de 2021, quando se verificou que a organização pretendia, novamente, reestruturar os quadros do consórcio criminoso em razão da identificação e prisão de lideranças locais e de indivíduos ocupantes de postos estratégicos. As ações do grupo em Roraima estariam sendo coordenadas por indivíduos em outros estados, em especial por um homem preso em Campo Grande/MS.

O inquérito policial aponta o descontentamento de lideranças nacionais do grupo com o que seria um “baixo rendimento” das ações criminosas no estado, prejudicadas pela atuação federal na região. Os suspeitos em Roraima foram incentivados a matar mais pessoas e vender mais drogas para subsidiar a compra de mais armas, sendo lembrados, inclusive, que nos anos de 2017 e 2018 eram cometidos até mais de 3 homicídios por semana e que, atualmente, nada ocorria.

Apenas nos últimos três anos mais de 200 colaboradores da facção criminosa foram presos no estado pela Polícia Federal e pela Força-Tarefa de Segurança Pública, coordenada pela PF e integrada pelas polícias Civil, Militar e Penal de Roraima. Os investigados também mostraram satisfação com o fim da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado, com uma expectativa de conseguirem “retomar” o controle da maior unidade prisional de Roraima (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

As investigações seguem em andamento.

*Matéria atualizada às 14h26 do dia 20/04/2022 para acréscimo de informações.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

População reclama de assaltos, falta de iluminação e policiamento na região sul de Uberlândia


Operação flagra 18 passageiros entrando em ônibus sem pagar pela passagem em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90