Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/04/2022 às 11h30min - Atualizada em 02/04/2022 às 11h30min

Pesquisa da UFU propõe diagnóstico de autismo através da saliva

Faculdade de Computação está desenvolvendo método baseado em IA para auxiliar no quadro clínico de pacientes

DA REDAÇÃO

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está coordenando um projeto que pode facilitar e tornar mais preciso o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo é liderado pelo professor Murillo Guimarães Carneiro, da Faculdade de Computação (Facom), e tem como objetivo desenvolver métodos computacionais para auxiliar a área da saúde.

Segundo Carneiro, o método utiliza a espectroscopia, uma técnica que determina as interações moleculares de luzes infravermelhas emitidas por meio da saliva. O resultado disso é analisado por algoritmos que podem identificar os pacientes com autismo. Dessa forma, o docente da UFU afirmou que o projeto facilita o diagnóstico, que atualmente é feito por meio de observações clínicas e avaliações comportamentais.

A Inteligência Artificial (IA) é aliada do projeto. “O que eu costumo dizer para os meus alunos é que a IA é o desenvolvimento de métodos computacionais que vão simular decisões, comportamentos e aprendizados de uma forma lógica e racional. Em certas aplicações, ela pode atuar na tentativa de simular o pensamento e a forma de agir do ser humano”, explicou.

O projeto conta com a colaboração de outros docentes da universidade, como Robinson Sabino da Silva, professor da Faculdade de Odontologia (FO) e especialista em dispositivos sustentáveis para diagnóstico de doenças por saliva.

“A gente tem trabalhado por pelo menos dez anos desenvolvendo novos modelos e conseguido resultados muito interessantes e promissores nesse estoque. O objetivo é explorar esse tópico e também no diagnóstico de TEA”, conclui o professor Carneiro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Estudo da UFU, em Uberlândia, propõe diagnóstico do câncer de próstata através da urina de pacientes
UFU prevê punições a servidores e alunos que não apresentarem comprovante da vacina contra covid

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90