Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/01/2022 às 10h18min - Atualizada em 20/01/2022 às 10h18min

EMCANTAR realiza festival de vídeos com jornada de atividades

Projeto é resultado de oficinas realizadas durante o ano de 2021

DA REDAÇÃO
No ano passado as atividades foram realizadas de forma remota I Foto: DIVULGAÇÃO
A Cia Cultural EMCANTAR de Uberlândia realiza, a partir desta quinta-feira (20), o Festival de Vídeos “Mosaico da Brincadeira”. O projeto é resultado das atividades e oficinas realizadas com crianças e adolescentes durante o ano de 2021.
 
De acordo com Rafael Michalichem, coordenador pedagógico e arte-educador do projeto, a “Brincadeira” sintetiza a metodologia da Pedagogia do Encantamento utilizada durante as oficinas, e se divide em duas formas de aplicação: "Vivência e criação artística" e "Cultura do brincar".
 
“Essas metodologias envolvem as linguagens de artes cênicas, literatura, música popular e brincadeiras da cultura popular, associadas a processos de estímulo, criação e produção artísticas, tendo em vista o desenvolvimento humano e o encantamento com o mundo por meio da arte”, explica Michalichem.
 
Ainda segundo o educador, os vídeos que serão compartilhados na internet resultam de uma construção coletiva após temas e atividades propostos ao longo do ano de 2021 e trabalhados remotamente com as crianças e adolescentes participantes das oficinas.
 
“Os vídeos reforçam, na prática, que a arte permite o desenvolvimento de diversas habilidades individuais e coletivas, como capacidade de expressão e comunicação, liderança, agilidade, coordenação motora, percepção visual e competências para ler e escrever, além de incentivar uma maior participação e autonomia desses participantes”, pontua.
 
A gravação e roteirização dos vídeos foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2021, por oito arte-educadores da Cia Cultural EMCANTAR e os mais de 200 alunos do projeto. A edição contou com a ajuda de Wenderson Oliveira e Aline Miguel, e as músicas e trilhas sonoras dos vídeos remetem à trajetória de 25 anos do EMCANTAR.

Ao todo, serão 18 vídeos lançados, sendo dois a cada dia no período de 20 a 28 de janeiro, para compartilhar com o mundo mais esta experiência de sucesso da Cia Cultural EMCANTAR. “Serão postados dois vídeos por dia, no período da manhã e tarde, mesclando os seguintes temas: brincadeiras, contação de histórias, artes, jogos, vídeo poemas e músicas. Os conteúdos são para toda a família, para que, em casa, todos possam brincar e aprender ao mesmo tempo. Todo o conteúdo será gratuito e ainda contará com legendagem como medida de acessibilidade”, complementa Michalichem.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90