Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2021 às 09h15min - Atualizada em 09/06/2021 às 09h15min

Secretaria de Educação define volta às aulas presenciais em Uberlândia para a próxima segunda (14)

Retorno será em sistema híbrido, conforme cartilha de protocolo sanitário já publicado; pais e responsáveis podem optar pela permanência dos alunos no ensino remoto durante o período de pandemia

DA REDAÇÃO
Em fevereiro, município havia retomado aulas em formato híbrido I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU
A Secretaria Municipal de Educação definiu pelo retorno às aulas presenciais na próxima segunda-feira (14). Com a decisão do Tribunal de Justiça Minas Gerais (TJMG), que, atendendo pedido da Prefeitura de Uberlândia, reconsiderou decisão suspensiva do ensino presencial em 10 de fevereiro, deixou de existir impedimento dentro do município para o retorno dos estudantes às salas de aula.

Conforme a cartilha do protocolo sanitário adotada a partir de janeiro de 2021 no setor, as aulas na Rede Municipal de Ensino retornarão em sistema híbrido, com revezamento entre aulas presenciais e remotas. Pais e responsáveis poderão optar pela permanência de estudantes no ensino remoto, sem risco de penalizações.

O sistema híbrido estabelecido pelo protocolo sanitário prevê que as turmas sejam divididas em dois grupos de revezamento: enquanto em uma semana, metade dos estudantes vai para o ensino presencial, a outra metade segue o conteúdo à distância. Na semana seguinte, os que tiveram aulas presenciais passam para o ensino remoto e vice-versa. Dessa forma, as instituições serão mantidas diariamente com metade da capacidade de atendimento físico, garantindo a adoção de normas de distanciamento.

MAIS MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA
A rede municipal de ensino possui cerca de 70 mil alunos entre os que frequentam unidades municipais e as das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras. Para receber esse público, os prédios escolares receberam reforço em materiais de biossegurança, como abastecimento de papel toalha, sabonete líquido e álcool em gel, totens e dispensers para facilitar o acesso à higienização e equipamentos para medir a temperatura.

Todas as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 foram adotadas considerando as características específicas de cada uma das escolas, o que inclui a implementação de uma rotina de higienização no mobiliário, especialmente na troca de turnos. Por meio da rede de comunicação que cada escola possui com as famílias dos estudantes e pelos murais das próprias instituições, as especificações sobre a volta às aulas também serão divulgadas, detalhando ainda como se dará o escalonamento dos dias presenciais.

VEJA TAMBÉM


Tiroteio no bairro Tocantins termina com jovem ferido por disparo 
Tempo seco eleva a poluição em Uberlândia
Pelo segundo ano, instituições e paróquias realizam festas juninas por delivery e drive-thru em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90