Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2021 às 12h03min - Atualizada em 09/06/2021 às 12h03min

Pelo segundo ano, instituições e paróquias realizam festas juninas por delivery e drive-thru em Uberlândia

Com arrecadação reduzida, organizadores pedem apoio da população

BRUNA MERLIN
Casa da Misericórdia aposta em delivery e drive-thru I Foto: Casa da Misericórdia/Divulgação
Um ano se passou e novamente as festas juninas foram novamente impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Instituições e paróquias de Uberlândia, que contam com a arrecadação dos eventos juninos para continuar funcionando, seguem investindo em alternativas, como o delivery e o drive-thru, para manter a tradição.
 
A Festa Junina do Umuarama, por exemplo, é um dos principais eventos que arrecada recursos para a Casa da Misericórdia. Neste ano, o delivery e drive-thru das quitandas deliciosas da época começou no dia 28 de maio e segue até o dia 13 de junho.
 
De acordo com o presidente da Casa da Misericórdia, Luciano Alves Faria, a meta é que a quantidade de vendas seja 20% do valor arrecadado em 2020. Os organizadores esperam angariar R$ 100 mil com o serviço neste ano. “Já perdemos muito sem a festa presencial, sendo assim, nosso objetivo é conseguir recuperar pelo menos um pouco dessa renda que faz muita falta para a instituição”, explicou.
 
Contudo, em razão da suspensão dos eventos presenciais pelo segundo ano consecutivo e a queda na arrecadação, os organizadores precisaram buscar outros caminhos.
 
Ainda de acordo com Luciano, além do evento junino, a instituição está investindo em outras atividades para conseguir mais renda. Desde o ano passado, mais bazares beneficentes estão sendo realizados e todas as quintas-feiras estão sendo vendidas quitandas feitas por um grupo de voluntários. A Casa da Misericórdia também conta com um viveiro de plantas que possibilita a venda de mudas para a população.
 
“Reduzimos nossas despesas ao máximo, mas mesmo assim ainda é necessário planejar outras ações para arrecadação já que nosso principal evento foi atingido pela Covid-19”, complementou.
 
O delivery e o drive-thru da Festa Junina do Umuarama funciona às sextas-feiras, sábados e domingos. Os interessados em contribuir com o último fim de semana da festa podem entrar em contato através do WhatsApp da instituição, (34) 3212-7185 e realizar o pedido a partir das 14h. As entregas são feitas a partir das 18h, assim como a abertura do drive-thru que funciona na praça da Igreja de São Francisco e Santa Clara.
 
Para finalizar as festividades juninas, a Casa da Misericórdia também irá realizar uma galinhada no dia 20 de junho. Os interessados também podem fazer pedidos através do (34) 3212-7185.
 
AÇÃO MORADIA
A ONG Ação Moradia também sempre realizou festas juninas anualmente, mas com a chegada da pandemia, decidiu aperfeiçoar o evento e realizar uma live para não deixar o momento passar em branco. Além disso, a instituição irá proporcionar o delivery de comidas típicas a partir da próxima sexta-feira (11).


 
Segundo o presidente da ONG, Oswaldo Setti, o período junino é um momento muito importante para a organização, mas a festividade online e por meio de entregas não representa nem 10% da renda que era arrecadada nos anos antes da pandemia.
 
“Perdemos uma renda muito significativa. Em razão da crise financeira, a ajuda da população é menor, já que muitos não conseguem contribuir com a festa como antes”, explicou.
 
Mesmo com as dificuldades, a Ação Moradia pretende fazer uma festa junina melhor do que no ano passado, que também funcionou de forma online. A expectativa de arrecadação também deve ser maior do que a registrada em 2020.
 
“Toda essa renda será revertida para ajudar a população que foi afetada pela pandemia na entrega de cesta básicas. Além disso, também queremos continuar entregando o Kit Cozinheiro que contém outros alimentos para que as crianças e adolescentes possam fazer lanches e uma refeição diferenciada. Ele também acompanha um livro de receitas”, afirmou.
 
O evento acontecerá às sextas-feiras e sábados até o dia 3 de julho. Os interessados em contribuir com a festa e garantir as comidas típicas da época, podem realizar os pedidos através do site www.deliveryjuninoacaomoradia.menudino.com. Os pedidos podem ser feitos das 16h às 21h.
 
No dia 19 de junho, a instituição também realizará a 2ª live junina com uma programação repleta de apresentações de quadrilhas e forró de serra. A população também terá a oportunidade de realizar doações durante a live.
 
A instituição realiza ainda uma ação com empresas que querem levar a festa junina aos funcionários e familiares. Estão sendo disponibilizados kits com diversas comidas típicas para esse público. Os empresários interessados devem entrar em contato através do telefone
(34) 3226-6558.
 
SANTUÁRIO
O Santuário Nossa Senhora Aparecida também está realizando pelo segundo ano consecutivo a venda de comidas típicas através do drive-thru. De acordo com o coordenador de comunicação do Santuário, Franklyn Nascimento, a festa junina é uma das mais importantes para as paróquias da cidade e que oferece um grande retorno financeiro que é utilizado para cobrir diversos custos.
 
Após cerca de um mês de preparação, a festa junina do Santuário começou no dia 4 de junho e irá acontecer durante todo o mês às sextas-feiras, sábados e domingos. Neste ano, Franklyn acredita que a arrecadação será maior do que em 2020, já que o primeiro fim de semana apresentou uma boa adesão da população.
 
“Esperamos contar ainda mais com os cidadãos neste ano, mesmo que a crise financeira afete muitos deles. Mas, estamos confiantes que desta vez será melhor”, ressaltou.
 
Os interessados em adquirir os pratos típicos devem comparecer ao drive-thru montado da praça do Santuário e realizar o pedido. Às sextas-feiras e sábados, o serviço começa às 18h30 e aos domingo às 17h.


VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90