Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/06/2021 às 16h45min - Atualizada em 01/06/2021 às 16h45min

Obra do viaduto da avenida dos Municípios está na fase de fundação

Estrutura ligará os bairros Patrimônio e Tabajaras, sendo um elo entre as regiões central e sul da cidade

DA REDAÇÃO
Obra do viaduto já foi iniciada I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU
As obras do viaduto que está sendo construído pela Prefeitura de Uberlândia no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e dos Municípios estão na fase de fundação, que receberá a implantação total de 124 estacas. Cada uma possui 35 centímetros de diâmetro, é feita com armação de aço e concreto, em uma profundidade de 10 a 12 metros.

Segundo o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes, o cronograma das obras segue conforme o previsto. “A próxima etapa será a Mesoestrutura, composta por blocos, encontros e pilares”, disse.

A obra ligará os bairros Patrimônio e Tabajaras, beneficiando diretamente mais de dez bairros e 70 mil veículos que passam pelo local diariamente. O viaduto servirá ainda como um elo entre as regiões central e sul da cidade.

A OBRA
O viaduto terá cerca de 215 metros de extensão e quatro faixas de rolamento (duas para cada sentido da via). A obra está sendo erguida na avenida dos Municípios, entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras; e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio.

Finalizada, a estrutura proporcionará maior fluidez para quem passa por aquele trecho diariamente, com transposição direta sobre a avenida Rondon Pacheco. A melhoria beneficiará diretamente as seis linhas do transporte público coletivo que transita pelo local diariamente, transportando cerca de 25 mil passageiros (período anterior à pandemia).

A Grada Construtora é a empresa licitada responsável pelas obras e a fiscalização dos trabalhos é realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O contrato no valor de aproximadamente R$ 7 milhões é financiado pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, retomado recentemente no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.
 
Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:

– A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas;

– A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha;

– Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo;

– Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia;

– Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo;

– Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa;

– O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.


VEJA TAMBÉM:
TJMG atende pedido da Prefeitura e permite retorno das aulas presenciais em Uberlândia
Prefeitura abre cadastro para vacinação de profissionais da educação infantil em Uberlândia


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90