28/05/2021 às 16h45min - Atualizada em 28/05/2021 às 16h45min

Mais um bairro de Uberlândia ganha coleta seletiva do Dmae

Taiaman passa a receber o serviço a partir desta sexta-feira (28); nesta nova fase, a ampliação visa alcançar mais de 80% da cidade

DA REDAÇÃO
Coleta seletiva chega ao bairro Taiaman, na zona oeste de Uberlândia I Foto: Comunicação Dmae
Os moradores do bairro Taiaman, na zona oeste de Uberlândia, passam a contar com a Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a partir desta sexta-feira (28). Este é o quarto dos 17 novos bairros atendidos pelo serviço. Nesta nova fase, a ampliação visa alcançar mais de 80% da cidade e já está atendendo Granada, Jardim das Palmeiras e Minas Gerais.

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, disse que o serviço tem sido expandido do setor central para os bairros mais distantes de Uberlândia e apontou a importância desta ação para o meio ambiente. “A população separa os recicláveis e esse material passa a ter um fim ambientalmente adequado. Com isto, a ampliação reduz a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário, aumentando a vida útil dele”, explicou.

Na semana passada, entre os dias 14 e 20 de maio, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva realizaram uma ação de conscientização no bairro Minas Gerais, que também recebeu a Coleta Seletiva recentemente. Folhetos com informações sobre a separação do material e imãs de geladeiras com o dia que o ecocaminhão passa no bairro foram colocados nas caixas de correio das moradias e dos comércios.

O material recolhido pelo ecocaminhão é destinado a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além do Taiaman, a ampliação vai atender nos próximos quatro meses os bairros: Aclimação, Canaã, Chácaras Panorama, Granja Marileusa, Guarani, Ipanema, Jardim Brasília, Jardim Europa, Jardim Holanda, Mansões Aeroporto, Nova Uberlândia, Novo Mundo, Santa Luzia, São José e Tocantins.

FUNCIONAMENTO
O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, no setor central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite um aviso sonoro próprio indicando que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.
 
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
 
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-a bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional)
 
Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros
 
– Maio
28/5 Taiaman
 
– Junho
1/6 Santa Luzia
11/6 Jardim Brasília e São José
22/6 Jardim Holanda
 
– Julho
2/7 Guarani e Tocantins
14/7 Jardim Europa
20/7 Nova Uberlândia e Novo Mundo
 
– Agosto
5/8 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa
11/8 Chácaras Panorama
23/8 Jardim Canaã
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »