Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/05/2021 às 13h27min - Atualizada em 17/05/2021 às 13h27min

Prefeitura solicita intensificação da sanitização dos ônibus em Uberlândia

Ação com quaternário de amônia 5º geração terá que ser feita pelas empresas ao menos duas vezes em cada veículo da operação diariamente

DA REDAÇÃO
Limpeza nos ônibus deverá ser feita duas vezes ao dia I Foto: Secom/PMU
Para dar mais segurança aos usuários do transporte público neste período de pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia requereu às empresas prestadoras do serviço na cidade que intensificassem a higienização dos veículos. A partir desta segunda-feira (17), todos os veículos terão que passar, no mínimo, por dois processos de sanitização entre às 7h e às 19h.

Nesta ação de limpeza diária dos ônibus, é aplicada uma solução de quaternário de amônia 5ª geração com o pulverizador em bancos, balaústres, catraca e piso. O quaternário de amônia não é tóxico à saúde humana, não causa manchas nem corrói as superfícies. Segundo a Prefeitura, todo o processo é realizado pelas três empresas prestadoras do serviço em Uberlândia: São Miguel, Autotrans e Sorriso de Minas.

“Determinamos que essa higienização seja realizada ainda com mais frequência para garantir a segurança de todos que utilizam o serviço. Para isso, foram organizadas equipes de limpezas em todos os terminais. Deste modo, no entrepico, a sanitização ocorrerá quando os veículos estiverem no pátio de estocagem e, em determinados momentos, haverá também a limpeza do veículo que estiver em operação, quando estiver na plataforma”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves.

De acordo com a Associação das Empresas Delegatárias do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Uberlândia (Ubertrans), cerca de 50 profissionais foram delegados para o serviço de higienização dos veículos.

LIMPEZA DOS TERMINAIS
Paralelo ao trabalho de sanitização dos veículos, a Prefeitura de Uberlândia segue com a limpeza dos terminais na cidade. Nos terminais Santa Luzia, Umuarama, Planalto e Industrial, o serviço é realizado pelos funcionários da Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec), responsável pelos equipamentos. E a higienização nos terminais Novo Mundo e Dona Zulmira e estações é realizada por empresa terceirizada pelo município.

“Seguimos com este trabalho que também é realizado diariamente nos terminais e estações, onde os servidores realizam a limpeza dos bancos, corrimões, bebedouros, entre outras estruturas que estão constantemente em contato com os usuários. Mas, para um resultado mais efetivo, precisamos da ajuda da população, que respeitem as regras usando máscaras e álcool em gel, disponíveis em todos os ônibus”, finalizou o secretário.

CONTATO
Para dúvidas e sugestões, a população pode entrar em contato pelo Sistema de Informação Municipal (SIM) pelo telefone 3239-2800, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h ou abrir uma solicitação pelo Fale com o Governo no portal da Prefeitura.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90