14/05/2021 às 10h57min - Atualizada em 14/05/2021 às 10h57min

Prefeitura lança Busão Social para levar serviços itinerantes às comunidades de Uberlândia

Veículo atenderá população em situação de vulnerabilidade com prestação de serviços e orientações sobre benefícios sociais e assistenciais

DA REDAÇÃO
Veículo foi todo adaptado e atenderá população em situação de vulnerabilidade I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
O Busão Social, uma nova alternativa de atendimento municipal à população em situação de vulnerabilidade, foi apresentado pela Prefeitura de Uberlândia nesta quinta-feira (13). O evento de lançamento do projeto foi realizado na praça Cívica do município, respeitando as normas de biossegurança devido à pandemia de Covid-19.

O projeto é mais uma ferramenta itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), que oferecerá atendimentos do Município nos locais que mais necessitam. A ideia é possibilitar, na prática, que a assistência social fique cada vez mais próxima das pessoas sem que elas precisem se deslocar aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou ao Centro Administrativo Municipal.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, destacou o novo instrumento que auxiliará as comunidades. “Estas pessoas não são só carentes de poder aquisitivo, são carentes de informações. Levaremos até as famílias mais vulneráveis conhecimento, encaminhamentos, palestras e vamos acompanhar de perto a realidade de cada um para ajudar da melhor forma”, disse.

O Busão Social percorrerá a cidade com equipes do setor de assistência social da Sedesth orientando as comunidades sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda os devidos encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas. Dentre os serviços oferecidos, constam cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Bolsa Família e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre outros.

Para oferecer comodidade e mais dignidade à população, o ônibus foi todo adaptado às diversas necessidades, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem aspecto acolhedor. Durante os atendimentos, será respeitado o protocolo de biossegurança e as famílias receberão um kit contendo álcool em gel, álcool de limpeza e máscara facial.

PRIMEIRO ATENDIMENTO
O primeiro atendimento do Busão Social está programado para ocorrer na próxima segunda-feira (17), às 12h, no final da rua Principal, no Assentamento Renovação, localizado ao lado esquerdo da BR-365, sentido Ituiutaba (MG). Estima-se que, no assentamento, habitem 300 famílias, somando cerca de 1,8 mil pessoas. A expectativa é que toda a demanda do local seja atendida e, para isso, o ônibus permanecerá pelos dias que forem necessários antes de atender outra localidade. Será montada uma estrutura, com toldo e grama sintética, para garantir conforto e segurança às famílias que vão esperar pelo atendimento do equipamento.


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