Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/05/2021 às 09h02min - Atualizada em 12/05/2021 às 09h02min

Uberlândia recebe 15,8 mil doses de vacinas em novo lote

Deste total, 4.110 imunizantes são da Coronavac e 11.750 da AstraZeneca/Fiocruz

FERNANDO NATÁLIO
Aproximadamente 22 mil pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU
Uberlândia receberá, nesta quarta-feira (12), 15.860 doses de vacinas contra covid-19 na 16ª remessa de imunizantes enviados pelo Estado de Minas Gerais. Deste total, 4.110 são da Coronavac e 11.750 da AstraZeneca/Fiocruz.

O lote chegou à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia nesta terça-feira (11) e será distribuído às cidades da região no período de dois dias, quarta (12) e quinta-feira (13), já que serão entregues também outras vacinas, como a de prevenção da Influenza, cuja campanha também está ocorrendo.

“Os quantitativos gerais se tornaram muito grandes, inviabilizando a entrega em um só dia. Foi traçada uma estratégia junto às Forças de Segurança para que as entregas sejam realizadas em dois dias”, explicou o superintendente regional de saúde, Marcelo José Pires Ferreira.

Ainda de acordo com o superintendente, a nova remessa de imunizantes será destinada à aplicação da segunda dose dos diversos grupos de pessoas que ainda não tiveram o ciclo vacinal concluído. Em Uberlândia, cerca de 22 mil pessoas estão com a segunda dose da Coronavac atrasada.

Também segundo Marcelo José Pires, neste novo lote, a Regional de Saúde de Uberlândia recebeu 24.620 imunizantes, para serem distribuídos aos 18 municípios de sua abrangência. A maior parte das doses é da AstraZeneca/Fiocruz.

Segundo a Prefeitura de Uberlândia, com o recebimento de novas doses, o município continuará, nesta semana, com vacinação das pessoas com comorbidades, trabalhadores de saúde, profissionais de Forças de Segurança e Salvamento, além da retomada da aplicação da segunda dose da vacina Coronavac nos idosos. Serão convocadas mais de 12 mil pessoas, conforme dados informados pelo Executivo municipal.

A Prefeitura de Uberlândia reforça que dentro do público das comorbidade serão convocados as pessoas que estão na fase I, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. São elas: pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, e pessoas com doença renal crônica em terapia de diálise, a partir de 18 anos.

As gestantes com comorbidades, que começaram a ser vacinadas em Uberlândia na segunda-feira (10), tiveram a imunização com a vacina AstraZeneca/Fiocruz suspensa na cidade nesta terça (11) por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a morte de uma gestante que tomou o imunizante no Rio de Janeiro. Por precaução, a Prefeitura de Uberlândia suspendeu também a vacinação das puérperas com comorbidades no município, até nova orientação da Anvisa.
 
VACINAS DA PFIZER
Por enquanto, Uberlândia não vai contar com as doses da vacina da Pfizer/BionnTech. Ainda dentro desta nova remessa de imunizantes enviada nesta semana, Minas Gerais recebeu 112.320 vacinas da Pfizer. Mas, estas doses serão distribuídas somente em Belo Horizonte, devido à dificuldade das cidades do interior para manter estas vacinas. Elas devem ser acondicionadas a uma temperatura de -70 ° C, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI), para garantir a durabilidade de até seis meses.

A Prefeitura de Uberlândia já enviou pedidos oficiais ao Ministério da Saúde e ao Governo de Minas Gerais por doses da Pfizer, mas, até o momento, não houve liberação do Ministério da Saúde para distribuição desta vacina para municípios que não sejam capitais.
 
Cronograma da vacinação em Uberlândia
 
– Quarta-feira (12):
UTC (entrada Cipriano) – 1.200 doses para pessoas com comorbidade
UTC (entrada Getúlio) –1.200 doses para pessoas com comorbidade
Sabiazinho – 2.000 doses para pessoas com comorbidade
 
– Quinta-feira (13):
UTC (entrada Cipriano) – 2ª dose para 1.138 idosos que tomaram a primeira dose em 4 de abril
UTC (entrada Getúlio) – 2ª dose para 1.419 idosos que tomaram a primeira dose em 4 de abril
Drive Thru – 2ª dose para 1.276 idosos que tomaram a primeira dose em 4 de abril
 
– Sexta-feira (14):
UTC (entrada Cipriano) – 1.200 pessoas com comorbidades
UTC (entrada Getúlio) – 1.200 doses para Forças de Segurança e trabalhadores de saúde
Arena Sabiazinho – 2.000 doses pessoas comorbidades 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90