09/05/2021 às 14h35min - Atualizada em 09/05/2021 às 14h35min

‘Escola em Casa’ começa a ser exibido em canal aberto de TV

Sinal vai ao ar pelo canal 8.2 para auxiliar os alunos no ensino remoto

DA REDAÇÃO
Videoaulas foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação | Foto: SECOM/PMU
Em nova ação para ampliar o acesso de estudantes da Rede Municipal de Educação ao ensino remoto, a Prefeitura de Uberlândia inicia na próxima segunda-feira (10) a transmissão do programa “Escola em Casa” por meio de canal aberto de televisão. A programação diária, que vai das 7h às 22h, pode ser sintonizada pelo canal digital 8.2 UHF, com qualidade Full HD. A faixa aberta tornou-se possível devido a uma concorrência pública realizada pelo Município e que foi vencida pela TV Integração. O contrato, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, vigora até 31 de dezembro. 

Todo o processo de criação do canal e licitação para contratações da plataforma digital e da emissora de TV está amparado no decreto federal 10.312, de 4 de abril de 2020. O documento ampliou, temporariamente e em razão da pandemia da covid-19, o escopo de multiprogramação, com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial.

VIDEOAULAS 

Com todas as aulas e atividades produzidas pela Secretaria Municipal de Educação, o canal 8.2 UHF ainda oferece conteúdos complementares. Tem o “Dialogando com a Educação Especial” (específico para alunos com deficiência e familiares) e as videoaulas do “Vamos Aprender” (com materiais de cunho cultural e educacional das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação), além de conteúdos de transição da edição 2020 do programa “Escola em Casa”.

Os alunos da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano poderão assistir as videoaulas no turno que estão matriculados na escola (manhã ou tarde). À noite, serão exibidas videoaulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja). São nove aulas diárias, totalizando 45 videoaulas apenas durante este mês de maio.

Para viabilizar a produção por parte dos professores municipais, a Prefeitura também instalou um mini estúdio de gravação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe) e disponibilizou uma plataforma on-line licitada Xtream Solutions. A plataforma digital é especializada em oferecer recebimento, gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos, otimizando e simplificando os processos.  

No Portal da Prefeitura, www.uberlandia.mg.gov.br, os estudantes encontram a página dedicada ao “Escola em Casa”, que continua oferecendo materiais de apoio, além de links para acesso às videoaulas que ficarão armazenadas na plataforma Xtream Solutions. Os alunos utilizam como usuário o número de matrícula escolar e como senha a data de nascimento.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »