Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/02/2021 às 11h05min - Atualizada em 11/02/2021 às 11h05min

UFU seleciona bolsistas para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Podem participar os bolsistas que desenvolveram projetos de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020; inscrições estão abertas até 1º de março

DA REDAÇÃO
Em 2018, Márcia Freire (esquerda) e Camila Oliveira (direita) venceram concurso nacional durante a 70ª Reunião da SBPC | Foto: Diélen Borges

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou, nesta quarta-feira (10), o edital para inscrição e seleção de candidatos ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ano base 2021. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por e-mail ([email protected]) até 1º de março.

O edital detalha quais documentos devem ser enviados. Podem participar os bolsistas que desenvolveram projetos de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020. O prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O objetivo é reconhecer aqueles cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Serão selecionados seis bolsistas: três na categoria Bolsista de Iniciação Científica e três na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, sendo cada um de uma grande área (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes). O resultado final será divulgado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU no dia 18 de março.

DISPUTA NACIONAL
Os seis classificados na UFU vão disputar a 18ª edição da premiação nacional do CNPq. O primeiro colocado de cada categoria receberá uma quantia em dinheiro no valor bruto de R$ 7 mil, uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2021.

Na categoria Mérito Institucional, é entregue um troféu para a instituição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Capes. A instituição receberá ainda uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 73ª Reunião Anual da SBPC, além da concessão de 5 a 20 bolsas.

Em 2018, a então estudante Camila Maria de Oliveira, do curso de Administração da UFU, orientada pela professora Márcia Freire de Oliveira, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU), venceu o concurso nacional com o projeto “A economia solidária como determinante na trajetória profissional de seus participantes: um estudo multicasos no setor de reciclagem de Uberlândia – MG”. Mais informações sobre o prêmio nacional estão disponíveis clicando aqui.



VEJA TAMBÉM:

Adesão a aulas presenciais em Uberlândia é de apenas 4,5%


Número de mortes por Covid-19 cresce 72% nos últimos quinze dias em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90