Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2021 às 15h49min - Atualizada em 07/01/2021 às 15h49min

Defesa Civil faz alerta sobre as chuvas fortes nesta quinta (7)

Cidade tem ruas bloqueadas. Bombeiros atendem ocorrência com pessoa ilhada

DA REDAÇÃO

Uberlândia voltou a registrar fortes chuvas nesta quinta-feira (7). De acordo com o primeiro levantamento, quatro estações da Prefeitura registraram, juntas, um quantitativo de 76,6 mm. No início da tarde, a Defesa Civil emitiu um alerta laranja para a cidade.
 
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar (PM), por medida de segurança, algumas vias da cidade foram bloqueadas. A orientação das autoridades é que os motoristas evitem os seguintes locais:
 
• Av. Seme Simão / Raul Petronilho de Pádua
• Trevo Lagoinha, sentido terminal Santa Luzia
• Trevo Lagoinha, sentido antiga Prolat
• Rotatória Bahamas, no bairro Santa Luzia
• Av. Seme Simão / Av. Continental
• Av. Geraldo Abrãao
• Av. Segismundo Pereira, no trevo com a BR 050
• Av. João Naves de Ávila / Rua Clarimundo Marques Pires
• Av. João naves / Rua Jaime Tannus
 
Segundo informações repassadas à reportagem, uma viatura do Corpo de Bombeiros registrou uma ocorrência de uma pessoa ilhada na rua Clarimundo Marques Pires, próximo à avenida João Naves de Ávila. Outro incidente também ocorreu na avenida Carlito Cordeiro, no cruzamento com a rua Iraque. De acordo com os militares, no local, próximo a uma rotatória, um bueiro se abriu e a terra está cedendo.
 
Em caso de emergência, a orientação é que a população ligue para a Defesa Civil no 199, ou para o Corpo de Bombeiros no 193, ou ainda a Polícia Militar no 190.

Quantitativo de chuvas nas estações climatológicas:

Estação São Jorge: 52 mm
Estação Jardim Patrícia: 5,4 mm
Estação Centro: 6,4 mm
Campus Santa Mônica:12,8 mm


REPAROS
Após a forte chuva na cidade nesta quarta (6), equipes da Prefeitura e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foram deslocadas para fazer reparos e auxiliar a população. Durante a tempestade, que resultou em 439 bloqueios de trânsito, foram realizados monitoramentos de pontos de alagamentos a moradores em diferentes bairros.

De acordo com informações do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), somente nos 30 primeiros minutos de tempestade, a estação de climatologia no bairro São Jorge registrou 47,8 mm de chuva, sendo um total de 52,6 mm durante toda a precipitação. A quantidade que caiu na cabeceira da bacia hidrográfica do córrego do Lagoinha fez com que o curso de água transbordasse. Tal fenômeno causou um maior volume de água concentrado na zona Sul da cidade.

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia tem aumento do volume de chuvas de 16% em 2020

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90