Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/12/2020 às 08h06min - Atualizada em 10/12/2020 às 08h06min

Cientistas da UFU apresentam testes de Covid-19 pela saliva em Brasília

Pesquisadores participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

DA REDAÇÃO
Resultado do teste fica pronto em dois minutos, de acordo com os cientistas | Foto: Arquivo

A equipe de cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que desenvolveu o diagnóstico rápido para a Covid-19 por meio da saliva, está apresentando o trabalho em Brasília (DF), durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Parque da Cidade, de 7 a 13 de dezembro.

O teste desenvolvido é feito por meio de uma plataforma chamada “ATR-FTIR”, que utiliza raios infravermelhos para analisar a saliva, a fim de detectar se há infecção pelo coronavírus sem necessidade de reagentes. O resultado fica pronto em cerca de dois minutos.

A equipe já submeteu a tecnologia para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda o resultado para que os testes possam ser feitos com a população, explicou a pesquisadora Paula de Souza Santos, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica (PPGGB). Em abril, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve na UFU para conhecer o teste.

Os pesquisadores responsáveis pela tecnologia são Luiz Ricardo Goulart Filho, do Instituto de Biotecnologia (IBTec/UFU), Thulio Marquez Cunha, da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), e Robinson Sabino-Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBim/UFU). Também integram o estudo as equipes do Laboratório de Nanobiotecnologia, do Laboratório de Função Pulmonar e Fisiologia de Exercício do do Hospital de Clínicas (HC-UFU) e do Serviço de Pneumologia da UFU.

O trabalho é feito em parceria entre a UFU, o laboratório Biogenetics, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT TeraNano), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


VEJA TAMBÉM:

Morador de Uberlândia viraliza na web após vídeo gravado durante a chuva desta terça (8)


Câmara inicia votação de projeto de segurança hídrica

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90