Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/12/2020 às 11h39min - Atualizada em 09/12/2020 às 11h39min

Em nove dias, chove mais de 90% do esperado para todo mês em Uberlândia

Média de chuvas em dezembro é de 293 mm e, só nesta terça (8), precipitação chegou a 118,3 mm em alguns bairros

SÍLVIO AZEVEDO
Inmet emitiu alerta laranja para a região com previsão de chuvas entre 50 mm e 100 mm | Foto: Arquivo Diário de Uberlândia
A chuva que assustou moradores de Uberlândia na última terça-feira (8) atingiu o volume de mais de 118 mm em alguns pontos da cidade. Segundo dados do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos nove primeiros dias de dezembro já choveu quase o esperado para o mês inteiro.

A média de precipitação em dezembro é de 293 mm e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu 279,6 mm desde o início do mês, ou seja, mais de 95% da média esperada. 

Segundo o climatologista e professor da UFU, Paulo Cezar Mendes, a proximidade da chegada do verão faz com que essas precipitações sejam normais, porém o espaço de tempo é que determina se haverá estragos ou não.

“Choveu menos em novembro, e nos primeiros 10 dias de dezembro já choveu acima do que a gente esperava para a nossa região. É muita chuva. Não dá tempo de o sistema de galerias suprir toda água precipitada. Se chovesse isso tudo em 24h não teria problema nenhum. O problema é quando cai em um espaço de tempo muito curto, em menos de 2h, 1h, não tem sistema de galeria pluvial que consiga absorver tudo isso. O resultado é o escoamento superficial”, explicou o especialista. 

Ainda de acordo com o professor, a formação de Zonas de Convergências sobre o Atlântico Sul (Zcas) - um corredor de umidade que liga a Amazônia ao litoral da região sudeste - traz muita chuva para a região e atua durante dias, ou até semanas, produzindo chuvas abundantes, sobretudo, no período da tarde, que é quando tem atuação desse sistema atmosférico.

 
“Não existe nada de anormal nesse fenômeno, nenhuma novidade. É típico da dinâmica da atmosfera da nossa região. Aconteceu agora, já aconteceu no passado e vai acontecer no futuro chuvas intensas iguais a essa. A cidade é que tem que se preparar para diminuir esse impacto que essas chuvas produzem no espaço urbano, finalizou. 

Veja abaixo a quantidade de chuva nesta terça-feira constada pelas estações meteorológicas monitoradas pela UFU e instaladas em cinco bairros de Uberlândia. 

Das 18h às 20h
Santa Mônica - 72,8 mm 
Centro – 84 mm 
São Jorge – 74 mm
Jardim Patrícia – 48 mm
Umuarama – 77 mm

Acumulado ao longo do dia
Umuarama – 89 mm
Jardim Patrícia – 51 mm
São Jorge – 118,4 mm
Centro – 112 mm
Santa Mônica – 107 mm

ALERTA LARANJA
O Inmet emitiu na terça um alerta laranja para a região, e que permanece nesta quarta-feira (9), com previsão de chuvas entre 50 mm e 100 mm, ventos intensos com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão do tempo para hoje ainda aponta variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. As temperaturas variam de 18°C a 27°C

Para esta quinta-feira (10), a probabilidade de chuva é ainda maior, com 90%, mas com chuvas rápidas ao longo do dia. A temperatura mínima prevista é de 18° e máxima de 29°C. 

VEJA TAMBÉM:
 


 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90