Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2020 às 07h30min - Atualizada em 15/11/2020 às 00h28min

Acompanhe como foi a cobertura das Eleições 2020 em Uberlândia

Diário de Uberlândia atualiza as informações sobre os bastidores para escolha dos 27 vereadores, prefeito e vice

DA REDAÇÃO
Mais de 486 mil eleitores estão aptos a escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade | Foto: Diário de Uberlândia
Mais de 486 mil eleitores aptos a escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade para atuação entre os anos de 2021 e 2024 foram esperados, neste domingo (15), durante as Eleições Municipais 2020 em Uberlândia. A votação neste pleito iniciou às 7h e finalizou às 17h. 
 
O município contou com nove candidatos a prefeito. São eles: Adriano Zago (PDT), Arquimedes Ciloni (PT), Edilson Graciolli (PC do B), Felipe Attiê (PTB), Gilberto Cunha (PSTU), Odelmo Leão (PP), Placidino Stábile (MDB), Thiago Fernandes (PSL) e Wallace (PSOL).
 
Em relação à quantidade de concorrentes para ocupar as 27 cadeiras da Câmara Municipal de Uberlândia, a cidade contabilizou 874 candidaturas a vereador registradas, sendo 177 candidatos a mais que na última eleição municipal em 2016. 


ACOMPANHE:
 
  • 00h28: Uberlândia elege oito vereadoras, incluindo uma parlamentar negra e uma trans. Veja quem são os 27 novos vereadores da cidade.
     
  • 23h44: Apuração é encerrada e Odelmo crava reeleição com 228.390 votos (70,47%). Adriano Zago, do PDT, recebeu 39.584 dos votos válidos (12,21%). 
     
  • 23h29: Com 99,79% das urnas apuradas, Odelmo amplia para 70,47% e Zago 12,21%. 

 
  • 23h04: Os vereadores mais bem votados até o momento são: 
     
1 - Dandara (PT) - 4.193 votos
2 - Carrijo (PSDB) - 3.735 votos
3 - Sargento Ednaldo (PP) - 2.700 votos
4 - Carlos Souto (Republicanos) - 2.499 votos
5 - Dr. Igino (PT) - 2.487 votos
6 - Zezinho Mendonça (PP) 2.379 votos

 
  • 22h58: O candidato do PSL, Thiago Fernandes, aparece em terceiro lugar com 9,24% dos votos computados até o momento. Em seguida Arquimedes (5,26%) e Felipe Attiê (1,26%). 
     
  • 22h45: Com mais de 80% das urnas apuradas e larga vantagem, Odelmo Leão é reeleito em Uberlândia
     
  • 22h37: Vereadora Dandara (PT) é a mais votada até o momento, com 4.193 votos. 
     
  • 22h35: Sistema começa a normalizar e Odelmo Leão tem 70,34% dos votos até o momento, das 81,41% das urnas apuradas. Vereador Adriano Zago ocupa a segunda colocação, com 12,19%. 
     
  • 21h28: No Twitter, prefeito Odelmo Leão (PP) diz que só irá se pronunciar sobre os resultados na manhã de segunda-feira. Pesquisas de boca de urna dão Leão como reeleito no primeiro turno. Veja tweet abaixo: 
     
  • 20h43: Finalizada a apuração dos votos em Uberlândia, porém instabilidade para divulgação dos dados no sistema da Justiça Eleitoral continua. Quando forem divulgados, provavelmente sairão os percentuais totais, tanto para prefeito quanto vereadores eleitos. 
     
  • 20h31: Apuração da Justiça Eleitoral em Uberlândia segue em ritmo normal, porém transmissão dos dados ao sistema do TSE para divulgação ainda segue sem previsão. 
     
  • 19h44: Em nota enviada à imprensa, TSE esclarece sobre demora na divulgação dos resultados das eleições. Veja a íntegra:
     
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

 
  • 19h11: Há mais de duas horas do final do pleito, dados continuam sem ser computados no sistema do TSE. 
     
  • 18h38: Sistema do TSE apresenta instabilidade e, por isso, ocorre demora na divulgação das primeiras parciais. 
 
  • 18h23: De acordo com o coronel da PM, Fernando Reis, cerca de 1 mil militares foram mobilizados neste domingo para o policiamento nas zonas eleitorais de Uberlândia.

“Felizmente foi um dia de muito trabalho, mas de poucos problemas. O nosso policiamento foi lançado nas seções eleitorais. Foram 1 mil militares e 400 viaturas cobrindo todos os locais de votação, para a gente garantir um período tranquilo a para que as pessoas pudessem cumprir os seus votos”, disse.

 
  • 18h05: Balanço da Polícia Federal em Uberlândia de crimes eleitorais neste domingo (15): 6 ocorrências de boca de urna e 8 pessoas conduzidas, sendo dois candidatos a vereador

     
  • 17h53: Primeiras urnas começam a chegar ao Cartório Eleitoral para início da apuração. Os dez primeiros equipamentos foram das seções da Apae Uberlândia, no bairro Cidade Jardim.

    Urnas começam a chegar para início da apuração dos votos em Uberlândia | Foto: Diário de Uberlândia

     
  • 17h41: Abstenção de mesários 

    O juiz e diretor de foro eleitoral, José Roberto Poiani, comentou sobre uma ausência expressiva de mesários em Uberlândia. Segundo o magistrado, na análise prévia, pelo menos sete escolas registraram falta de mesários ao longo do dia. 

“Tivemos uma ausência significativa de mesários, mas foi superada pelos mesários de contingência que temos. Não afetou os trabalhos, mas apenas com a ata vamos saber o quantitativo exato de ausências”, disse.

 
  • 17h34: De acordo com informações, a chegada das mídias no cartório eleitoral pode atrasar alguns minutos, devido à forte chuva em algumas regiões de Uberlândia

Cartório Eleitoral aguarda a chegada das urnas para começar a apuração de votos | Foto: Diário de Uberlândia
  • 17h02: Encerra a votação em Uberlândia. Apenas finalizam a votação os eleitores que já estavam nas filas das seções eleitorais antes das 17h
 
  • 16h56: PM registra denúncia de compra de votos cometida por fiscais de partido no bairro Tubalina. O boletim foi registrado na Escola Municipal Luiz Rocha e Silva. 
     
  • 16h12: TRE-MG informa

Até o momento, Minas Gerais tem 388 urnas substituídas, sendo 64 em Belo Horizonte.
 
  • 14h45: Boca de urna
 
Dois candidatos a vereador de Uberlândia foram presos neste domingo (15) fazendo boca de urna. Clique aqui e leia mais.
 
  • 14h30: Urnas em MG

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) atualizou há pouco os dados de urnas substituídas no estado. Segundo o TRE, 293 urnas precisaram ser substituídas, sendo 53 em Belo Horizonte.
 
  • 13h50: Policiamento

A 9ª Região da Polícia Militar reforçou o policiamento nas eleições 2020. De acordo com o Capitão Menezes, todo o efetivo está sendo utilizado nos 18 municípios da região sob atuação da nona região. Ao todo, 1.099 policiais estão nas ruas, distribuídos em 329 viaturas. Desse total, 573 policiais trabalham em Uberlândia, com 256 veículos atuando na segurança.  
 
  • 13h20: Candidato Placidino (MDB) votou no Colégio Gabarito, no Bairro Lídice.

“Fico muito feliz cada vez que compareço às urnas porque sei que com esse gesto estou cada vez mais reafirmando a democracia no nosso país. Me considero um vitorioso na data de hoje, sobretudo porque venci uma batalha a cada dia a longo dos últimos 45 dias. Posso dizer também que fiquei muito feliz com as eleições e com a minha campanha, sobretudo porque senti que as pessoas entenderam e me receberam bem, tive um grande carinho da população de Uberlândia. Me sinto vitorioso, missão cumprida e uma semente foi plantada e Deus sabe o que reserva para nós todos”, disse.


 
Candidato a prefeito Placidino Stábile (MDB) | Foto: Diário de Uberlândia
 
  • 12h40: Ocorrências em Minas Gerais

Em entrevista coletiva há pouco, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Alexandre Victor de Carvalho, fez um balanço das ocorrências no Estado. De acordo com o responsável, não foram registrados acontecimentos graves e as Eleições 2020 seguem com normalidade.

Até o momento, foram 59 ocorrências e 13 prisões em todo o Estado por crimes eleitorais, como boca de urna e transporte irregular de eleitores. Até agora, 161 urnas foram substituídas, sendo 19 em Belo Horizonte e o restante nos demais municípios do estado. “Não houve maiores percalços, estamos muito satisfeitos com o que vimos até agora nas eleições municipais”, destacou o presidente do TRE-MG.


 
  • 12h30: Gilberto Cunha (PSTU) registrou voto na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra.

“Passadas as eleições, virão os ataques sobre a nossa classe, sobre os trabalhadores. O Bolsonaro pretende fazer uma reforma administrativa que vai destruir o SUS, pretende privatizar o SUS, pretende privatizar empresas como os Correios. Em nossa cidade, o prefeito eleito vai continuar governando para os ricos, para o agronegócio, para os donos das empresas de transporte. Para a nossa classe, só tem um caminho: precisamos nos organizar e lutar contra esses ataques”, destacou o candidato.



Candidato a prefeito Gilberto Cunha (PSTU) | Foto: Diário de Uberlândia

 
  • 12h26: Adriano Zago (PDT) votou no Colégio Nacional, no bairro Vigilato Pereira.

"A nossa expectativa é a melhor possível diante de tudo que fizemos durante esta campanha. Estou confiante que estarei no segundo turno porque Uberlândia merece um debate mais qualificado em que podemos apresentar melhor as nossas propostas. A população de hoje tem essa oportunidade de nos confirar esse voto para que nos próximos 15 dias possamos ampliar esse debate que fizemos rodando toda a cidade", disse o candidato.

Adriano Zago e família no Colégio Nacional | Foto: Reprodução/Rádio Educadora
 
  • 12h50: Candidato Wallace (PSOL) registra voto no Bloco 5S do campus Santa Mônica da UFU.

"Hoje foi aquele frio na barriga de vir aqui votar sabendo que estamos decidindo o futuro da nossa cidade e país. Eleger um projeto revolucionário construído com o povo e caminhando lado a lado com as pessoas dessa cidade. É um orgulho muito grande e eu sou só gratidão de contar com esse apoio. Nós temos certeza que esse projeto já é vitorioso e vamos rumo ao segundo turno", destacou o candidato.

Candidato a prefeito Wallace do partido PSOL | Foto: Diário de Uberlândia

 
  • 11h14: Arquimedes (PT) votou no Bloco 3Q no campus Santa Mônica da UFU.

"Votar é celebrar a democracia tão vilipendiada por vozes autoritárias. Eu e Wilminha, minha vice, estamos felizes com a campanha e a boa recepção dos eleitores. Agradeço à militância petista e nossos apoiadores pelo esforço. Sem vocês não teríamos chegado até aqui. Que venha o 2° turno", disse o candidato a prefeito. 

Arquimedes (PT) registrando seu voto  | Foto: Divulgação

 
  • 11h13: Professor Edilson Graciolli (PCdoB) votou na Escola Estadual Joaquim Saraiva

"Acabei de exercer meu direito de cidadão e eleitor votando na seção eleitoral. Eu quero agradecer a oportunidade de nessa campanha ter apresentado um plano de governo voltado ao desenvolvimento socioeconomico sustentável, democracia e gestão pública focada no cidadão. Eu solicito que você compareça a sua seção e que pratiquem esse direito", ressaltou o candidato.

Professor Edilson Graciolli (PCdoB) registrando seu voto  | Foto: Divulgação

 
  • 11h05: Candidato Thiago Fernandes (PSL) registra voto na Escola Estadual Joaquim Saraiva.

Não tem nada decidido e nós sabemos que depois da pandemia o que mais se espera é a retomada do crescimento econômico com a geração de emprego e a melhoroa do atendimento da saúde. É isso que nosso governo propõe. Então nossa expectativa é que haja segundo turno e que nós possamos debater melhor as nossas propostas e principalmente mostrar para o povo de Uberlândia como nós vamos aplicá-las", destacou o candidato. 

Thiago Fernandes votando (PSL) | Foto: Divulgação

 
  • 10h25: Elevadores quebrados no bloco 5O da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Santa Mônica, e na Escola Estadual de Uberlândia (Museu) fazem eleitores com deficiência ou com dificuldades para utilizar escadas irem embora sem registrar voto.

     
  • 10h11: Felipe Attiê (PTB) chega na Escola Estadual de Uberlândia (Museu) para registrar voto. 
“Foi uma campanha simples, de poucos recursos, mas por amor a Uberlândia coloquei meu nome. Respeito os demais candidatos, mas minha bagagem é grande e por isso entrei na disputa. Sou uma pessoa da habitação e quero focar nessa área”, relatou Attiê.
 
Candidato a prefeito Felipe Attiê (PTB) | Foto: Diário de Uberlândia

 
  • 09h48: Odelmo Leão (PP) acaba de chegar na Escola Estadual de Uberlândia (Museu) para votar. 
"A decisão é de Deus e do povo, e soberano. Eleição nós temos que aguardar a apuração. O que eu tenho é muita tranquilidade em relação a tudo aquilo que pode ser feito. Quatro anos difíceis e não teremos anos fáceis pela frente e temos que estar todos juntos. Eu aguardo o resultado à tarde. A minha campanha é muito positiva, mostramos propostas e é isso que um candidato tem que fazer", destacou Leão.
 
Odelmo Leão vota na Escola Estadual de Uberlândia (Museu) | Foto: Diário de Uberlândia
 
  • 9h20: Justificativa da ausência pode ser feita através do aplicativo e-Título e é indispensável para que não seja aplicada multa. Caso o eleitor não possa registrar o voto porque não está em seu domicílio eleitoral, a justificativa deverá ser feita no mesmo dia e horário da votação. Justificativa por outras razões, como saúde, também poderá ser feita no aplicativo num prazo de 60 dias após o término do período de votação.

     
  • 8h42: Dentro das cabines de votação é proibido o uso de celular, câmeras e outros itens eletrônicos. Os eleitores podem utilizar papel para anotar o número dos candidatos.
É proibido o uso de aparelhos eletrônicos dentro das cabines de votação | Foto: Diário de Uberlândia

 
  • 8h25: Preocupação com a Covid-19 marca Eleições 2020. Eleitores devem aplicar o álcool em gel nas mãos antes e depois da utilização da urna.
Seções eleitorais disponibilizam frasco de álcool em gel para eleitores e mesários | Foto: Diário de Uberlândia
 
  • 8h14: Confira abaixo, por ordem alfabética, a previsão do horário e local de votação dos candidatos à Prefeitura de Uberlândia:
 
​- Adriano Zago (PDT): vota no Colégio Nacional do Bairro Vigilato Pereira, às 12h;
- Arquimedes (PT): vota no Bloco 3Q no campus Santa Mônica da UFU, às 11h;
- Felipe Attiê (PTB): vota na Escola Estadual de Uberlândia (Museu), às 10h;
- Gilberto Cunha (PSTU): vota na Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra, às 12h;
- Odelmo Leão (PP): vota na Escola Estadual de Uberlândia (Museu), entre 9h e 9h30;
- Placidino Stábile (MDB): vota no Colégio Gabarito da Avenida Rondon Pacheco, às 12h;
- Professor Edilson (PCdoB): vota na Escola Estadual Joaquim Saraiva, às 11h;
- Thiago Fernandes (PSL): vota na Escola Estadual Joaquim Saraiva, às 11h;
- Wallace (PSOL): vota no Bloco 5S no campus Santa Mônica da UFU, às 11h.
 
  • 7h50: Polícia Militar (PM) iniciou às 6h a fiscalização de comércios para coibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante as votações. A força-tarefa será realizada até às 18h.

     
  • 7h35: Domingo marcado por sujeira nas vias da cidade logo cedo. Imagens enviadas ao Diário mostram santinhos jogados nas ruas.
Vias são cobertas por santinhos de candidatos em Uberlândia | Foto: Diário de Uberlândia 

 
  • 7h30: Mais de 1.400 urnas foram distribuídas em Uberlândia. Segundo o Cartório Eleitoral, tudo segue dentro da normalidade até o momento. 
 
 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90