Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/11/2020 às 08h16min - Atualizada em 06/11/2020 às 08h16min

Campanha de multivacinação é prorrogada em Uberlândia

Segue até 20 de novembro; foco é para a vacinação de crianças contra a poliomielite

DHIEGO BORGES

A Secretaria Municipal de Saúde estendeu o prazo da Campanha Nacional de Multivacinação em Uberlândia. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a Poliomielite e o Sarampo, além de promover a atualização dos cartões de vacina na cidade. A ação de imunização acontece até 20 de novembro em 74 salas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

A principal preocupação é a baixa adesão à vacinação contra a Poliomielite. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, aproximadamente 63% da meta foi alcançada, mas o ideal é que a cobertura atinja pelo menos 95% do público-alvo. Ao todo, devem ser imunizadas 33.695 crianças com idade entre 1 e menores de cinco anos, que precisam receber uma dose extra, mesmo que o cartão esteja em dia. Segundo o levantamento, 12.238 crianças ainda precisam receber a dose.

A coordenadora da imunização também destacou a necessidade da atualização dos cartões de vacina na cidade. Crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos precisam comparecer às unidades de saúde para verificar se o documento está em dia. Uma das vacinas que neste ano foram disponibilizadas na rede pública é a ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite. Devem ser imunizados adolescentes com idade entre 11 e 12 anos. 

Em entrevista ao Diário, a coordenadora do Programa de Imunização fez um apelo à população. “Sabemos que os pais estão preocupados com a Covid-19, mas não podemos negligenciar as demais doenças que são tão graves e que podem retornar com uma epidemia e levar a óbito ou a problemas de saúde permanente. Então fazemos um apelo aos pais para que compareçam às unidades de saúde para proteger os seus filhos e aproveitem e recebem também as suas doses de vacina”, destacou Cláubia Oliveira. 

IMUNIZAÇÃO DO PÚBLICO ADULTO
Outro ponto de atenção é a imunização dos adultos contra o Sarampo. A campanha, que teve início em março deste ano, ainda não atingiu a meta mínima de 95%. De acordo com a coordenação do Programa de Imunização, somente 22% desse perfil foi vacinado até o momento. 

O público estimado para a imunização na cidade é de 309.889 pessoas. Dessas, 245 mil ainda não se vacinaram. Precisam receber a dose extra contra a doença pessoas entre 20 e 49 anos. 

As salas de vacina estão abertas de segunda a sexta-feira. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), o funcionamento é das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o atendimento acontece das 7h30 às 18h. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e Unidades Básicas de Saúde dos bairros Tocantins e Brasil, o horário é das 8h às 20h. Somente as UAIs dos bairros São Jorge e Morumbi não contam com salas de vacinação.



VEJA TAMBÉM:

Cerca de R$ 23 milhões serão investidos no terminal no bairro Canaã


Moradores denunciam festas clandestinas em vias públicas de Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90