13/10/2020 às 17h34min - Atualizada em 13/10/2020 às 17h34min

Odelmo Leão lidera em nova pesquisa do Instituto Veritá

Atual chefe do Executivo Municipal tem quase metade dos votos no levantamento estimulado, sendo citado por 48,8% dos eleitores

DHIEGO BORGES

O Instituto Veritá divulgou nova pesquisa de intenção de votos para prefeito em Uberlândia. No levantamento, o atual chefe do executivo municipal, Odelmo Leão (PP), lidera com vantagem significativa tanto o cenário espontâneo quanto a projeção estimulada. A pesquisa ouviu 713 eleitores, entre 7 e 11 de outubro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Na pesquisa espontânea, de acordo com os eleitores ouvidos pelo Instituto Veritá, se as eleições fossem hoje, Odelmo Leão (PP) teria 39,8% dos votos, liderando o cenário isoladamente. O segundo colocado é Adriano Zago (PDT), que é citado por 4,5% dos entrevistados. Lourival Santos (MDB) ocupa a terceira posição do ranking com 2% dos votos. Brancos e nulos somam 10,7%. Outros 38,3% não sabem ou não responderam.
 
Confira o detalhamento completo:
 
Odelmo Leão (PP) 39,8%
Adriano Zago (PDT) 4,5%
Lourival Santos (MDB) 2%
Felipe Attiê (PTB) 1,1%
Arquimedes Ciloni (PT) 1%
Thiago Fernandes (PSL) 1%
Gilberto Cunha (PSTU) 0,1%
Edilson Graciolli (PC do B) 0,1%
Wallace Alves (PSOL) 0,1%
 
PESQUISA ESTIMULADA
No cenário estimulado, em que os nomes são apresentados aos entrevistados, o atual prefeito, Odelmo Leão (PP), também lidera o ranking com quase metade dos votos, sendo citado por 48,8% dos eleitores. Na segunda colocação aparece Adriano Zago (PDT) com 7,7% das intenções. Lourival Santos (MDB) ocupa a terceira posição, com 5,6% dos votos. Brancos e nulos somam 12,5%. Outros 12,9% não sabem ou não responderam.
 
Veja o detalhamento:
 
Odelmo Leão (PP) 48,8%
Adriano Zago (PDT) 7,7%
Lourival Santos (MDB) 5,6%
Felipe Attiê (PTB) 4,6%
Thiago Fernandes (PSL) 4,2%
Arquimedes Ciloni (PT) 1,4%
Edilson Graciolli (PC do B) 1%
Chico Humberto (PTB) 0,7% *não concorre
Wallace Alves (PSOL) 0,3%
Gilberto Cunha (PSTU) 0,1%
Placidino Stábile (MDB) 0,1%
 
Em outro cenário, considerando apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, exceto o número de indecisos, brancos e nulos, Odelmo também segue isolado. De acordo com o Veritá, o atual prefeito teria 65,4% das intenções de voto. Adriano Zago (PDT) aparece em seguida com 10,3%, seguido por Lourival Santos (MDB), com 7,5%.
 
Confira o detalhamento:
 
Odelmo Leão (PP) 65,4%
Adriano Zago (PDT) 10,3%
Lourival Santos (MDB) 7,5%
Felipe Attiê (PTB) 6,2%
Thiago Fernandes (PSL) 5,6%
Arquimedes Ciloni (PT) 1,9%
Edilson Graciolli (PC do B) 1,3%
Chico Humberto (PTB) 0,9% *não concorre
Wallace Alves (PSOL) 0,4%
Gilberto Cunha (PSTU) 0,2%
Placidino Stábile (MDB) 0,2%
 
REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
A pesquisa também avaliou os índices de aprovação e rejeição dos candidatos a prefeito em Uberlândia. De acordo com o levantamento do Veritá, Felipe Attiê (PTB) é o candidato com maior índice de rejeição entre os concorrentes. De acordo com o instituto, 16,5% não votariam de jeito nenhum em Attiê. Em segundo lugar, aparece o atual prefeito, Odelmo Leão (PP), citado por 10,1% dos eleitores.

Adriano Zago (PDT) e Lourival Santos (MDB) têm índices de rejeição de 3,9%, seguidos por Arquimedes Ciloni (PT) 2,9%, Chico Humberto (PTB), com 2,2% e Thiago Fernandes, com 1,8% de reprovação. O número de eleitores que não sabem ou não responderam é de 54%.
 
APROVAÇÃO DE ODELMO
O Instituto Veritá também mediu os índices de aprovação à gestão de Odelmo Leão na Prefeitura de Uberlândia. Dos entrevistados, 80,9% disseram aprovar o atual governo, contra 19,1% que dizem desaprovar.

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos eleitores (44%) consideram como bom a maneira como o atual prefeito vem administrando o Município. Outros 24,1% dos entrevistados responderam como ótimo, 19,3% avaliaram como regular, 6,2% como ruim e 6,4% como péssimo.


VEJA TAMBÉM:

Representação cobra suspensão de veiculação de propaganda eleitoral de Coligação de Odelmo Leão


Polícia Civil investiga estupro durante confraternização no fim de semana em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »