Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/10/2020 às 09h58min - Atualizada em 13/10/2020 às 09h58min

Cirurgias eletivas são retomadas gradativamente na rede pública em Uberlândia

Neste primeiro momento, serão agendadas cirurgias de hérnia e vesícula; profissionais do "Alô, Saúde" entram em contato com pacientes

DA REDAÇÃO
Hospital Municipal é um dos selecionados para realizar os procedimentos | Foto: PMU/Divulgação
A Prefeitura de Uberlândia anunciou que está iniciando, de forma gradativa, a retomada dos agendamentos das cirurgias eletivas. Uma recomendação, por parte do Ministério Público Federal (MPF), já havia sido feita no mês de julho solicitando o retorno dos serviços. 
 
Os procedimentos estavam suspensos desde março em razão da pandemia do novo coronavírus. Neste primeiro momento, o Município informou que somente agendamentos de cirurgias de hérnia e vesícula serão realizados.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, será enviado um ofício ao Hospital Municipal e Hospital Madrecor, responsáveis pelos procedimentos, para retomar o agendamento das cirurgias. Em seguida, serão marcados os exames pré-operatórios. Os profissionais do "Alô, Saúde" ficarão responsáveis por entrar em contato com os pacientes. 
 
As marcações dos procedimentos continuarão sob a responsabilidade da Central Municipal de Regulação, que segue os protocolos de prioridade estabelecidos pelo médico solicitante.
 
RECOMENDAÇÃO
Além do retorno das cirurgias eletivas, o MPF solicitou a retomada dos atendimentos médicos na rede pública de saúde, incluindo consultas em todas as especialidades. Foi recomendada também a priorização do atendimento a pacientes que tiveram procedimentos suspensos ou cancelados. 

Após cerca de um mês, a Prefeitura de Uberlândia anunciou que os atendimentos ambulatoriais voltariam a ser realizados de forma gradativa. Na época, o Município informou que o serviço seria oferecido com hora marca, limite de atendimentos por dia para cada profissional e em locais que não tenham grande fluxo de pessoas. 


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90