Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/10/2020 às 10h51min - Atualizada em 11/10/2020 às 10h51min

Cartório Eleitoral inicia preparação para eleições municipais em Uberlândia

Equipamentos de proteção individual (EPIs) serão utilizados por 5,6 mil mesários e mais de três mil colaboradores

DHIEGO BORGES
Itens como álcool em gel, álcool líquido, além de máscaras descartáveis e protetores faciais (face shield) serão disponibilizados nas 1.400 sessões | Foto: Rodrigo Melo/TRE-MG
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) já iniciou a preparação para as eleições municipais deste ano, que terão cuidados especiais por conta da pandemia. Em Uberlândia, o cartório eleitoral começou a receber itens como álcool em gel, álcool líquido, além de máscaras descartáveis e protetores faciais (face shield). Os equipamentos de proteção individual (EPIs) serão utilizados por mesários e uma equipe de 3 mil colaboradores que deve trabalhar nas votações do dia 15 de novembro. 

Os materiais serão divididos em aproximadamente 1,4 mil sessões, dentro das cinco zonas eleitorais. Para cada sessão, será disponibilizado um álcool em gel e um álcool líquido, além de cinco máscaras por mesário, que serão direcionadas a eleitores que não estiverem portando o equipamento nos locais de votação. 

Neste ano, a cidade terá à disposição 1.521 urnas, que já chegaram ao Município.  Para o apoio no dia da votação, foram convocados aproximadamente 5,6 mil mesários. De acordo com o analista judiciário do cartório eleitoral de Uberlândia, Leandro Figueiredo, toda uma estrutura está sendo preparada para garantir o máximo de segurança possível. 

“Tem toda uma logística sendo organizada. Teremos mais ou menos três mil colaboradores envolvidos, além dos mesários, que já estão recebendo treinamentos via aplicativo com orientações sobre o protocolo sanitário e como receber os eleitores”, destacou. 

A entrega dos kits começou há aproximadamente 20 dias. Os materiais foram doados à Justiça Eleitoral por 26 instituições e empresas privadas. Além dos EPIs, também estão sendo distribuídos adesivos para demarcação de distanciamento de 1 metro entre as pessoas nos locais de votação. O analista judiciário do cartório eleitoral de Uberlândia orienta que os eleitores tenham paciência no dia da votação. 

“Vamos tentar garantir o máximo de orientação, teremos os coordenadores de acessibilidade para dar apoio aos eleitores. Pedimos um pouco de paciência, porque sabemos do grande volume de pessoas. A dica é procurar um horário em que a sua sessão não esteja tão cheia e ir até o local usando máscara”, explicou Leandro Figueiredo. 

Neste ano, a votação acontece com horário ampliado, das 7h às 17h. Entre 7h e 10h, a prioridade será o atendimento a eleitores idosos. 

MG
Em Minas Gerais, o TRE recebeu 17 carretas, que trouxeram cerca de 2 milhões e 240 mil itens, incluindo mais de 1 milhão e 200 mil máscaras, 232 mil frascos de álcool em gel de 215 ml (para mesários e apoio logístico), 201 mil frascos de álcool em gel de 500ml (para as seções eleitorais) e 236 mil protetores faciais. Em todo o estado, vão atuar nas eleições mais de 177 mil mesários e cerca de 51 mil colaboradores. 

PLANO DE SEGURANÇA SANITÁRIA
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no mês passado um Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, que informa as medidas a serem adotadas pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil para minimização dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus nos dias de votação e traz recomendações para eleitores, mesários, candidatos e todos os envolvidos no processo eleitoral.

Os eleitores serão orientados a higienizarem as mãos antes e depois de votar. Segundo o TSE, o álcool líquido deverá ser utilizado pelos mesários na limpeza de mesas e cadeiras em que estarão trabalhando, além das canetas de uso comum. Outra orientação é que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. O uso de máscara será obrigatório. 


 

VEJA TAMBÉM:

Placidino Stábile volta a ter direito à publicidade eleitoral no MDB


Emissoras de TV agendam debates com candidatos a prefeito de Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90