Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/10/2020 às 13h11min - Atualizada em 09/10/2020 às 13h11min

Emissoras de TV agendam debates com candidatos a prefeito de Uberlândia

Integração, Paranaíba e Band também preparam outras ações para apresentação de propostas dos candidatos

DHIEGO BORGES
Band Triângulo fará debate com todos os candidatos no dia 14 de outubro | Foto: TV Band Triângulo/Divulgação
A pouco mais de um mês para as eleições municipais, as emissoras de TV em Uberlândia já se movimentam para a cobertura do pleito na cidade. Além de novas pesquisas de intenção de voto, na programação estão previstas rodadas de entrevistas com os candidatos a prefeito e debates, que neste ano terão adaptações por conta da pandemia. O Diário conversou com as três principais emissoras da cidade e mostra como elas estão se programando para este momento.

A primeira emissora a iniciar os debates televisivos neste ano em Uberlândia será a Band Triângulo, que agendou um debate ao vivo para o próximo dia 14, às 22h45. De acordo com o gerente de jornalismo e mediador do debate, Ricardo Bagnete, serão três blocos de aproximadamente 45 minutos, totalizando 1h45 de programa. Também está prevista uma rodada de entrevistas no programa Band Cidade, em data ainda a ser divulgada.

Todos os nove candidatos ao executivo neste ano foram convidados e devem participar do debate. Em função dos cuidados sanitários e seguindo as recomendações da Bandeirantes de São Paulo, a Band Triângulo adotou um formato especial, como explica Ricardo Bagnete.

 
“No cenário, ficarão apenas três púlpitos, o do mediador e os outros dois permanecem vagos. Os candidatos ficarão nos bastidores com máscara e respeitando o distanciamento e só se dirigem ao cenário no momento em que forem sorteados. No final, uma equipe fará a higienização para que uma nova dupla utilize o espaço”, destacou.

Outra emissora que deve manter o tradicionalismo dos debates é a TV Paranaíba/Rede Record, que junto com a Rádio Educadora FM promoverá duas edições no primeiro turno. O primeiro debate acontecerá na rádio no dia 31 de outubro, das 9h às 11h, com mediação do jornalista Danilo Caixeta. 

Por conta da pandemia, a emissora adotará o formato “drive-in” e montará uma estrutura no estacionamento em que os candidatos poderão debater as propostas dentro de seus veículos, com apoio da equipe técnica. Serão quatro blocos com tema livre, onde candidato pergunta para candidato, com direito a pergunta, resposta, réplica e tréplica.

Além do debate, a Rádio Educadora também fará uma rodada de entrevistas entre 3 e 13 de novembro, com apresentação do jornalista Victor Fernandes. De acordo com a emissora, serão 15 minutos para cada candidato, dentro do Jornal Educadora, das 7h às 7h45. Todos os nove concorrentes participarão tanto do debate quanto da rodada de entrevistas na rádio, cuja ordem foi definida por sorteio.

TV Paranaíba acertou detalhes com partidos e fará debates e rodadas de entrevistas na Rádio Educadora e na TV | Foto: TV Paranaíba/Divulgação


Na TV, o debate acontecerá no dia 7 de novembro, às 20h45, mas com a participação de apenas quatro dos nove candidatos. Serão selecionados os mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto Ibope ou Datafolha. O debate terá aproximadamente duas horas de duração e será dividido em quatro blocos.

O confronto terá tema livre com mediação de Danilo Caixeta e também haverá perguntas selecionadas com assuntos escolhidos pela população mediante uma pesquisa realizada pela emissora. Assessores, convidados, candidatos e funcionários da emissora passarão pelo teste para Covid-19 e terão a temperatura corporal medida antes de entrar no estúdio. 

A TV Paranaíba também fará rodadas de entrevistas nos programas da casa. No Balanço Geral, a condução será feita pelo apresentador Raphael dos Anjos com 15 minutos de duração para cada candidato, entre os dias 13 e 23 de outubro. No Jornal Paranaíba, o jornalista Alexandre Leal entrevistará os concorrentes à Prefeitura com dez minutos para cada um entre 27 de outubro e 6 de novembro. O jornalista Danilo Caixeta também comandará as entrevistas no Política Cruzada, com espaço de 25 minutos para cada candidato.

De acordo com o diretor de jornalismo da emissora, Rogério Silva, a estratégia foi manter o tradicionalismo na cobertura.

 
“Estamos fazendo um esforço para manter a tradição do Grupo Paranaíba na cobertura das eleições, que é algo marcante desde quando iniciamos com a Educadora e na TV com uma identidade muito forte, mantendo distância de qualquer preferência político-partidária, mas presente nas discussões de interesses coletivos de Uberlândia”, destacou. 

TV INTEGRAÇÃO
A TV Integração/Rede Globo iniciou nesta semana sua programação de cobertura das eleições 2020 com a divulgação da agenda dos candidatos e entrevistas curtas com temas referentes à cidade. De acordo com o diretor de jornalismo da emissora, Paulo Eduardo Vieira, serão entrevistados dois candidatos por dia com um espaço de dois minutos para cada dentro do MG1, no ar a partir de 12h, seguindo a agenda de cada concorrente e o sorteio definido por ordem alfabética.

Todos os nove candidatos a prefeito terão o espaço para divulgação das propostas durante o mês de outubro. Além de Uberlândia, o formato será seguido nas cidades de Ituiutaba, Uberaba, Araxá, Divinópolis e Juiz de Fora. A agenda dos candidatos para o dia seguinte também será divulgada no MG2, no ar a partir das 19h10.

Com baixa possibilidade de realizar debate televisito, TV Integração abre espaço para candidatos em agenda no MG1 e MG2 e na Rádio Cultura FM | Foto: TV Integração/Divulgação

A TV Integração também divulgará pesquisas eleitorais no primeiro turno em Uberlândia e em Juiz de Fora, além de outras duas cidades ainda a serem definidas. Serão duas rodadas em cada cidade realizadas por meio do Instituto Ibope.

Em entrevista ao Diário, o diretor de jornalismo também adiantou que a Rádio Cultura FM fará um debate no formato drive-thru no dia 23 de outubro, às 19h, com todos os candidatos. A mediação será feita pelo jornalista Cezar Honório. Os candidatos ficarão dentro de seus veículos em uma arena montada na emissora com participação de eleitores e provocadores. 

A respeito do debate na TV, ainda não houve uma definição por parte da emissora local. Mas, o diretor lembrou que há uma definição da TV Globo para a realização de debates televisivos, com limitação por conta da pandemia.

Em comunicado divulgado no dia 21 de setembro, a direção de Jornalismo da Globo decidiu que só fará debates no primeiro turno das eleições municipais onde houver acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados candidatos na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou DataFolha) participem dos debates. De acordo com o comunicado, as entrevistas em estúdio com os candidatos também não serão realizadas.

 
“Há uma preocupação com a questão sanitária, pois é um evento que reúne muita gente. Em Uberlândia temos nove candidatos e desses, oito teriam direito a participar do debate por ter representação na Câmara. Poderíamos tentar um acordo com os partidos para que somente os quatro primeiros colocados nas pesquisas, por exemplo, participassem, conforme orientação da Globo, mas não estamos com muita expectativa. Já sondamos alguns candidatos e alguns já responderam. Em nenhuma cidade tivemos a concordância nesse critério por todos os que têm direito”, adiantou Paulo Eduardo. 


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90