Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2020 às 11h36min - Atualizada em 06/10/2020 às 11h36min

Inmet alerta para risco de morte em razão da onda de calor no Triângulo Mineiro

Temperaturas continuam altas e termômetros podem chegar a 43°C em Uberlândia e região

CAROLINE ALEIXO
O calor excessivo e a baixa umidade do ar, por causa da onda de calor que se instalou em diversas regiões do país, continuam demandando atenção das autoridades e da população. Por causa do fenômeno climatológico, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” com término até a próxima sexta-feira (9).

O alerta vermelho abrange as áreas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Segundo o aviso meteorológico, os principais riscos são hipertermia (elevação da temperatura corporal) e até morte por causa das temperaturas extremas, que estão atingindo cerca de 5°C acima da média por um período maior que cinco dias. 

Nesta terça-feira (6), a baixa umidade relativa do ar permanece na média dos 15% a 20% em Uberlândia, cujo percentual é considerado muito baixo comparado ao que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 40%. Os termômetros variam de 22°C a 39°C, mas podem chegar a até 43°C nos próximos dias, segundo a previsão do tempo do Inmet. Há predominância de rajadas de ventos acima de 40 km/h na cidade. 

A Defesa Civil chegou a emitir um alerta de atenção na última semana já que o momento requer maior cuidado com a saúde. De acordo com o órgão, a
s condições são provocadas pela massa de ar seco que predomina na região, mas podem indicar, ainda, a possibilidade de chuvas no início da próxima semana, uma vez que um sistema frontal pode descolar essa massa de ar seco e provocar a entrada de umidade relativa do ar vinda da Amazônia, ajudando na formação das nuvens de chuva.

Alerta vermelho é válido para até a próxima sexta-feira (9) | Foto: Inmet/Reprodução

CUIDADOS

Devido ao clima intenso, o risco de incêndios e queimadas aumenta. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.

 
Outra preocupação é quanto aos problemas de saúde que podem ser agravados, principalmente os relacionados ao sistema respiratório. Além de maior hidratação com ingestão de líquidos, recomenda-se o uso de protetor solar e suspensão das atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h. 

Fazer uso de umidificadores de ar e soro fisiológico também pode ajudar na hidratação de nariz e olhos, amenizando o desconforto do tempo seco, especialmente no caso de pessoas que têm rinite, asma e sinusite alérgica. 

PREVISÃO EM UBERLÂNDIA
Terça-feira (6): mínima de 22°C e máxima de 39°C
Quarta-feira (7): mínima de 25°C e máxima de 42°C
Quinta-feira (8): mínima de 26°C e máxima de 43°C
Sexta-feira (9): mínima de 27°C e máxima de 41°C

VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90